Atletas canadenses, o americano Ashton Eaton, e a heptatleta estoniana Grit Šadeiko realizaram treino conjunto, na Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da UFJF, nesta sexta-feira, 5. Assim como nas competições oficiais, o tempo de cada esportista foi cronometrado eletronicamente.
Foram cinco provas: nos 100 metros com barreiras feminino, a canadense Angela Whyte chegou em primeiro, com 12s68; sua colega de delegação, Brianne Theisen-Eaton, terminou em segundo com 13s08; a estoniana Grit Šadeiko finalizou em terceiro com 13s49.
Nos 100 metros e 300 metros rasos feminino, apenas as canadenses disputaram. Marissa Kurtimah finalizou em 11s72 contra 11s85 de Farah Jacques nos 100 metros. Micha Powell venceu os 300 metros com 36s48, seguida por Alicia Brown, que terminou com 36s80.
Entre os homens, apenas o nigeriano, naturalizado canadense, Segun Makinde, e Ashton Eaton disputaram os 100 metros rasos. O canadense se saiu melhor com 10s27, quase alcançando sua melhor marca pessoal, de 10s24, conquistada em junho deste ano. O campeão olímpico do decatlo, Eaton, chegou aos 10s33.
Eaton aproveitou também para treinar o lançamento de disco, no qual atingiu a marca de 45 metros de distância. Como é casado com a atleta canadense, Brianne Theisen-Eaton, o norte americano fez um treino descontraído com os atletas da delegação, como o saltador em altura Derek Drouin, que também lançaram o disco, mas não passaram da marca de 20 metros.
O chefe da delegação de atletismo canadense, Peter Eriksson, disse que o treino com tomada de tempo foi uma oportunidade para os atletas começarem a ter uma postura mais competitiva nas pistas. “Os técnicos e os atletas concordaram que era necessário um treino mais pesado, mais parecido com o que são as provas na Olimpíada,” explicou.
Portal UFJF 2016
UFJF 2016 no Facebook e no Instagram