Photo credit: miss  karen via Visualhunt / CC BY

Evento acontece de 12 a 15 de setembro e debate características da literatura greco-romana, da Antiguidade aos dias atuais (Foto: miss karen via Visualhunt / CC BY)

As inscrições para apresentação de trabalhos na 24ª Semana de Estudos Clássicos foram prorrogadas até segunda-feira, dia 8 de agosto. Os interessados devem se inscrever pelo formulário online disponibilizado na página do evento. A Semana, aberta à comunidade acadêmica, acontecerá entre 12 e 15 de setembro, na Faculdade de Letras (Fale) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O tema dessa 24ª edição, “Fronteira sem Limites”, abrange diversas diretrizes dos Estudos Clássicos. “É uma temática que atende à vasta gama de ciências que a área compreende e que dialogam entre si: linguística, literatura, história, filosofia, artes e arqueologia dos mundos antigos”, explica a coordenadora do evento, professora Charlene Miotti.

“Serão debatidas características da literatura greco-romana, da Antiguidade aos dias atuais, e abordadas questões de linguagem, literatura, sociedade e cultura”, destaca a professora. A programação conta com minicursos sobre os clássicos na literatura moderna, clássicos gregos e romanos. Já nas palestras, livros clássicos serão objetos de estudo.

O evento conta com a presença de profissionais de todo o país. Já estão confirmados docentes de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba e de outras regiões de Minas Gerais. “Nosso evento está trazendo estudantes e pesquisadores de todo o país para conhecerem a UFJF no mês de setembro”, ressalta a organizadora.

O valor das inscrições para docentes que vão apresentar trabalhos é de R$ 50; pós-graduandos e graduados pagam R$ 40; e graduandos, R$30. Para os ouvintes, as inscrições custam R$ 20 e podem ser feitas até o momento de abertura do evento, no dia 12 de setembro.

Tradição
O evento permanente acontece a cada dois anos na Faculdade com o objetivo de auxiliar na formação acadêmica dos estudiosos de clássicos. “Há mais de 20 anos, a Semana reúne estudantes e estudiosos da área de Estudos Clássicos, enfatizando desdobramentos atuais de pesquisas realizadas em importantes centros do Brasil e do exterior”, afirma Charlene. “O objetivo é complementar a formação pedagógica dos graduandos em Latim, propiciando contato com pesquisas e possibilitando o desenvolvimento e a apresentação de trabalhos nesta área”, completa.

Como resultado da 24ª Semana de Estudos Clássicos, será lançada uma edição especial da Revista Rónai (Revista eletrônica de Estudos Clássicos e Tradutórios da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora), com trabalhos completos desenvolvidos para a Semana.

Outras informações na Programação do Evento.