hu

Atividades serão realizadas em comemoração aos 50 anos da instituição, celebrados no dia 8 de agosto (Foto: Alexandre Dornelas)

O Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou a programação completa das solenidades e atividades que serão realizadas em comemoração aos 50 anos da instituição, celebrados no dia 8 de agosto.

“Este momento, em que comemoramos os 50 anos do hospital, é, na realidade, para celebrarmos o trabalho de todos – professores, servidores, trabalhadores terceirizados, residentes, alunos – que, nestas cinco décadas, ajudaram a construir o nome do HU. São muitos desafios: trabalhar num hospital universitário é um desafio diário, são lutas constantes, vencidas por todos que passaram por aqui”, afirma o superintendente do HU, Dimas Araújo.

No próximo dia 4, a partir das 13h, a unidade Santa Catarina sediará o Fórum de Ouvidorias do Sistema Único de Saúde (SUS), ocasião em que será empossada a Comissão de Ética de Enfermagem do HU. No mesmo dia, às 15h, o ouvidor da UFJF, professor Lênio de Paula Mota, falará sobre “A importância do serviço de ouvidoria na Rede de Atenção à Saúde”. Já às 16h30 é a vez da presidente da Rede Ouvir/Rios, Samantha Borchear, que apresentará uma panorâmica dos atendimentos da rede. Também estão programadas apresentações culturais.

Para o dia 8, a partir das 8h30, também na unidade Santa Catarina, estão programados ato ecumênico, entrega de Menção Honrosa, além da apresentação do Coral Gavroche. Já no dia 10, a partir das 9h, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), localizado no bairro São Mateus, será palco de apresentações culturais, organizadas pelos colaboradores Bruno Azevedo Freitas e Edmar Lima. Ainda no dia 10, a partir das 14h, no hall de entrada da Unidade Dom Bosco, os colaboradores Gabriela de Oliveira Clemente e Paulo Silva também farão uma apresentação cultural para os presentes.

Encerrando a programação, no dia 11, a partir das 19h30, no Auditório Gilson Salomão, da unidade Santa Catarina, está programada uma saudação aos profissionais que trabalharam na instituição ao longo dos seus 50 anos e visita à exposição de quadros dos usuários do Caps e condecorações recebidas pelo HU e seus profissionais. Fechando a noite comemorativa, haverá a apresentação do Coral Pró-Música/UFJF, sob a regência do maestro Vitor Casemiro.

“É uma honra, para o Hospital, homenagear a história dessas pessoas, que ajudaram a construir a trajetória brilhante do HU”, conclui Dimas.

A unidade Santa Catarina fica na Rua Catulo Breviglieri, s/nº, no bairro Santa Catarina; já a unidade Dom Bosco está situada na Avenida Eugênio do Nascimento, s/nº, bairro Dom Bosco. O Caps atende na Rua Melo Franco, nº 11, bairro São Mateus.

Confira aqui a programação completa das festividades.

Confira aqui a programação do Fórum de Ouvidorias do SUS