Coro Acadêmico da UFJF - IAD - Foto Divulgação

Sob a direção de Willsterman Sottani Coelho, o grupo apresentará um repertório renascentista, barroco e clássico de música coral (Foto: Divulgação)

O canto coral é destaque na programação desta terça-feira, dia 26, do 27º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga do Centro Cultural Pró-Música/UFJF. Às 20h, na Capela Nosso Senhor dos Passos, da Santa Casa de Misericórdia, acontecerá um recital com o Coro Acadêmico do Instituto de Artes e Design (IAD) da UFJF. A entrada é franca.

Sob a direção de Willsterman Sottani Coelho, o grupo apresentará um repertório renascentista, barroco e clássico de música coral a capela ou com acompanhamento de pequeno grupo de instrumentistas (quarteto de cordas, cravo e órgão), a partir de obras de Mozart, Monteverdi e Bach.

O Coro Acadêmico é um projeto de ensino, pesquisa e extensão,  desenvolvido pelo Departamento de Música do IAD da UFJF, com o objetivo de realizar concertos de música coral a capela ou acompanhada, com um repertório que valoriza obras originalmente compostas para canto coral. O projeto busca um refinamento do conceito, da prática e dos resultados da atividade coral de concerto.

Nascido no interior da disciplina de Canto Coral, o grupo conta, atualmente, com a participação de 26 cantores selecionados dentre alunos da disciplina Coro Acadêmico, além de uma docente colaboradora e de voluntários da comunidade externa. O grupo também tem a participação programada de servidores músicos do IAD.

Desde sua criação, em fevereiro de 2015, o Coro Acadêmico da UFJF realizou seis concertos, incluindo apresentação de gala na 26ª edição do  Festival, realizado excepcionalmente em novembro passado, e fez cinco participações em grandes eventos de música coral em Juiz de Fora, como o 21º Festival Internacional de Coros de Juiz de Fora, organizado pelo Coro Municipal de Juiz de Fora.

Em um ano, o Coro Acadêmico da UFJF atingiu diretamente cerca de 2.500 pessoas em suas plateias. O grupo também conta com um canal no YouTube, no qual publica suas apresentações, e com uma página no Facebook.

Programa

MOZART, Wolfgang A. (1756-1791)

Ofertórios:

“Offertorium de tempore: Misericordias Domini” [7’]

“Offertorium: Benedictus sit Deus: I. Allegro; II. Andante; III. Allegro” [8’30”]

 

MONTEVERDI, Claudio (1567-1643)

Madrigais:

“Movete al mio bel suon” [5’30”]

“Zefiro torna” [5’30”]

 

BACH, Johann Sebastian (1685-1750)

Moteto:

“Lobet dem Herrn, alle Heiden” [6’30”]

Corais:

“Herr Gott, dich loben wir” (B.A. 39, nº 75) [8’]

“Heilig, Heilig” (B.A. 39, nº 72) [1’30”]

“Wir glauben all’an einen Gott” (B.A. 39, nº 184) [2’10”]

Saiba mais sobre o Coral Acadêmico da UFJF

Willsterman Sottani Coelho – coordenador: mestre em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na linha de pesquisa em Performance Musical, desenvolveu a pesquisa Técnicas de ensaio coral: reflexões sobre o ferramental do maestro Carlos Alberto Pinto Fonseca. Desde 2014, é professor de Regência pelo Departamento de Música do IAD-UFJF. De 2006 a 2014, foi professor pela Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e, de 2009 a 2010, pelo Departamento de Música da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Desde 2001, tem sido regente de coros, orquestras e bandas, dos quais foi titular em sete grupos. Destacam-se os projetos “Ars Nova Coral da UFMG” (Belo Horizonte, segundo semestre de 2008) e “Coro VivAvoz” (Tiradentes, MG, 2007 a 2010), do qual é fundador, por meio do projeto “Órgão de Tiradentes ‒ patrimônio de todos nós”, patrocinado pela Petrobras e pelo Itaú Cultural. Como compositor, desde 1999, dedica-se à pesquisa de parâmetros para nivelamento de dificuldade de repertório coral, com fins didáticos e de performance. De suas 21 obras, destaca-se o Oratório de Páscoa para cantores solistas, coro e camerata de sopros.

Mayra Pereira – cravista: doutora em Musicologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Cravo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e bacharel em Cravo pelo Conservatório Real de Haia (Holanda). Realizou seus estudos de Cravo e Música Antiga com renomados professores brasileiros e europeus como Rosana Lanzelotte, Edmundo Hora, Marcelo Fagerlande, Alessandro Santoro, Homero Magalhães Filho, Carlos Alberto Figueiredo, Jacques Ogg, Patrick Ayrton, Ton Koopman, Olivier Baumont e Fabio Bonizzoni. Integrou o grupo Pró-Música Colonial Brasileira, sob direção de Pedro Couri Neto, de 1998 a 2002, apresentando-se em diversas cidades brasileiras. Foi primeira cravista da Italian Continuo Orchestra do Conservatório Real de Haia em 2008, na montagem da ópera Euridice de Jacopo Peri na Holanda e na Bélgica, sob direção musical de Christina Pluhar. No mesmo ano foi cravista acompanhadora do 19º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga em Juiz de Fora. Desenvolveu seus estudos de Órgão no Conservatório Estadual de Música “Haidée França Americano” de Juiz de Fora na classe de Bailinda Heckert e recebeu também orientações da organista Elisa Freixo. É a responsável pela pesquisa e elaboração dos conteúdos expositivos e didáticos sobre instrumentos musicais do portal Musica Brasilis e da exposição interativa Rio Música – Cinco Séculos de Música no Rio, em cartaz em vários centros culturais do Rio de Janeiro de 2012 a 2015. É professora do Departamento de Música da UFJF, onde criou o Laboratório de Performance Historicamente Informada (Laphi), e autora do livro “Do Cravo ao Pianoforte no Rio de Janeiro – panorama de suas histórias e características”.

A Capela Nosso Senhor dos Passos, da Santa Casa de Misericórdia, fica localizada na Avenida Rio Branco 3.353, no Centro da cidade.

Confira a programação completa do 27º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga do Centro Cultural Pró-Música/UFJF

Outras informações:  (32) 3218-0336 (Centro Cultural Pró-Música/UFJF)

 (32) 2102-3964 (Pró-reitoria de Cultura-UFJF)