Treinamento_brigadistas_UFJF_Sargento_Fonseca_Bombeiros_foto_Twin Alvarenga_UFJF

Sargento Henrique Fonseca instrui alunos sobre como lidar om incêndios e realizar primeiros socorros (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Professores, técnico-administrativos em educação e alunos estão sendo treinados para atuarem como brigadistas de emergência. O curso está sendo promovido pelo Corpo de Bombeiros, em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com foco no período de treinamento de nove equipes de oito países que treinarão no campus e na BR-440 para os Jogos Rio 2016.

Ao todo, 25 voluntários estão recebendo treinamento teórico e prático desde a última quinta-feira, 21. O curso, de 16 horas de duração, se encerra nesta terça, 26.

De acordo com o sargento Henrique Fonseca, da  3ª Companhia Escola do 4º Batalhão de Bombeiros, serão aplicadas duas provas aos participantes. “Aprovados, eles estarão aptos a atuarem no sistema preventivo de um estabelecimento, no caso, a Universidade, e a trabalharem em eventuais princípios de incêndio e em atendimentos de primeiros socorros.”

A formação de uma Brigada de Emergência faz parte das ações de segurança para receber atletas e espectadores durante o período de treinamento. “Devido a essa característica da Universidade de receber público, é muito importante ter uma brigada treinada e em dia. Em relação ao evento que teremos, a responsabilidade é ainda maior”, avalia o Sargento.

A estudante do sétimo período Gabriela Teixeira, decidiu ser voluntária nos eventos e também fazer parte da equipe. “Eu já queria aprender essas técnicas para poder ajudar da forma correta, caso ocorra um incidente em algum lugar ou com alguma pessoa. É importante e necessário ter noções de primeiros socorros.” Para a estudante, a oportunidade de receber as delegações na UFJF acrescentará muito à sua formação, pois estará próxima de grandes atletas e aprenderá diferentes metodologias de treinamento.

O setor de Engenharia de Segurança do Trabalho da UFJF também atuou para adequar às demandas de segurança necessárias na Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid). Segundo o engenheiro responsável Paulo Faria, todos os ambientes foram vistoriados e quando identificado algum risco, foi estabelecido um padrão de prevenção à vida das pessoas. Estão sendo atendidas solicitações feitas pelo Corpo de Bombeiros, como sinalização, indicação de pontos de encontro em caso de saída de emergência e o próprio treinamento de brigadistas.