Mutaz_Barshim_Foto_IAAF

Mutaz Barshim mantém-se entre os quatro melhores do mundo em competições desde 2012 (Foto: IAAF)

As delegações de atletismo da Estônia e do Qatar terão juntas três atletas e seis integrantes da comissão técnica na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em preparação para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Rasmus Mägi, da corrida de 400 metros com barreiras, e Grit Šadeiko, do heptatlo, representam a Estônia. Mutaz Barshim, do salto em altura, veste o uniforme do Qatar.

Uma curiosidade é que na delegação catari, o professor do Departamento de Esportes da Universidade Federal de Minas Gerais, Leszek Szmuchrowski, virá como apoio à equipe. Ele é ex-atleta e já defendeu a seleção polonesa no salto em altura.

Qatar
Mutaz Barshim ficou em quarto lugar no Mundial de Atletismo, em 2015, com a marca de 2,33 metros; conquistou a medalha de prata na edição anterior, em 2013; e foi bronze nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. O atleta já competiu no Brasil, em 2011, quando venceu a prova de sua categoria nos Jogos Mundiais Militares.

Lista completa do Qatar:
Mutaz Barshim – atleta
Stanislaw Szczyrba – técnico

Sergey Pyshkin – fisioterapeuta
Marek Prorok – médico
Leszek Szmuchrowski – Apoio

Estônia

rasmus-magi-630x459

Rasmus Mägi, à esquerda, ficou em segundo lugar no Campeonato Europeu de Atletismo (Foto: Kariem Hussein)

Rasmus Mägi é o medalhista de prata do Campeonato Europeu de Atletismo, disputado em 2014, com a marca de 49s06, obtido em Zurique, na Suíça. Pela primeira vez o atleta está disputando uma Olimpíada.

Grit Šadeiko obteve a 15ª posição no heptlato no Mundial de Pequim, em 2015 e disputa pela segunda vez os Jogos Olímpicos.

Lista completa da Estônia:
Rasmus Mägi – atleta
Grit Šadeiko – atleta
Anne Mägi – técnico
Taivo Mägi – técnico

A equipe do Oriente Médio chega a Juiz de Fora, no dia 31 de julho, e a da Europa no dia 2 de agosto. Atletas do Canadá, EUA, Eslováquia e Polônia também chegarão à cidade nos próximos dias. China e Egito já têm representantes se preparando na Faculdade de Educação Física da UFJF.