Hilda Micarello - Fac Educação 2 Foto Alexandre Dornelas

Hilda Micarello: “A Base é uma demanda antiga da política curricular brasileira e vem em uma decorrência de outras ações que foram sendo desenvolvidas ao longo do tempo” (Foto: Alexandre Dornelas)

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – que vem sendo discutida no país desde março de 2015 – foi tema de debate, na última quarta-feira, dia 6, na Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A palestra, realizada pelo Programa de Pós-graduação em Educação, foi ministrada pela professora da Faced e assessora da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC) no projeto de elaboração da BNCC, Hilda Aparecida Linhares da Silva Micarello.

Na oportunidade, Hilda ressaltou os benefícios do projeto, além de explicar o processo de formulação. Ela destacou que a necessidade da BNCC está sinalizada desde a Constituição Federal de 1988. “A Base é uma demanda antiga da política curricular brasileira e vem em uma decorrência de outras ações que foram sendo desenvolvidas ao longo do tempo. Aprovar a BNCC será um passo importante na construção de um sistema nacional de educação, pois dará mais coesão à educação básica brasileira.”

Hilda ressaltou, ainda, que a Base trará à educação nacional um alinhamento de políticas públicas. “A Base poderá trazer o caráter de uma maior unidade para a educação nacional, respeitadas as diferenças e preservadas as diversidades que caracterizam a educação em um país tão grande como o nosso.”

Em processo de apreciação e discussão nos seminários estaduais desde abril, a segunda versão do documento volta para reformulação do MEC em agosto. Para Hilda, os  seminários que estão acontecendo em todos os estados são importantes porque contam com a participação de professores, gestores e, assim, a expectativa é que surjam contribuições importantes para o documento final.

Debates

O primeiro debate sobre o tema, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Educação, realizado mês passado, contou com a presença da professora  da Universidade Federal Fluminense (UFF), Sandra Escovedo Selles. Pesquisadora da área de currículo e presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (Abrapec), participa como professora e representante da associação científica na discussão sobre a BNCC junto ao MEC.

BNCC

A BNCC determina que os brasileiros devem estudar na educação básica, da creche até o ensino médio, definindo o papel dos professores e das escolas nos sistemas educacionais, relacionando esses com os alunos e as suas famílias. Também auxilia no esclarecimento dos elementos fundamentais a serem ensinados nas áreas de Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza e Humanas.

Saiba mais sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Outras informações: (32) 2102-3653 (Faculdade de Educação-UFJF)