A discussão sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), proposta pelo Governo Federal em setembro de 2015, ganha forças no atual cenário político e educacional, e necessita de espaços públicos de exposição. É o que propõe o evento Base Nacional Comum Curricular: debates necessários, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Educação, da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O evento ocorrerá em dois momentos, na próxima quarta-feira, dia 22, às 14h, na sala 22, da Faced, com a presença da professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), Sandra Escovedo Selles. E no dia 6, também às 14h, na Sala de Demonstração, com a professora da Faced e assessora da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC) no projeto de elaboração da BNCC, Hilda Aparecida Linhares da Silva Micarello.

Sandra é pesquisadora da área de currículo e presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (Abrapec), e participa como professora e representante da associação científica  da discussão sobre a BNCC junto ao MEC.

Para a organizadora e professora da Faced, Mariana Cassab, o evento é importante por atingir no cerne da formação de professores e as práticas adotadas nas escolas: “E, para isso, é necessário o diálogo. O evento é voltado para a comunidade da Faculdade de Educação e para professores do Colégio de Aplicação João XXIII pois são diretamente atingidos pelas políticas da BNCC. Portanto, é necessário expandir o espaço de debate e diálogo, podendo participar do processo de  produção política, ainda mais em um período de incertezas como este vivenciado”.

BNCC

A BNCC determina que os brasileiros devem estudar na educação básica, da creche até o ensino médio, definindo o papel dos professores e das escolas nos sistemas educacionais, relacionando esses com os alunos e as suas famílias. Também auxilia no esclarecimento dos elementos fundamentais a serem ensinados nas áreas de Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza e Humanas.

Saiba mais sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Outras informações: (32) 2102-3653 (Faculdade de Educação-UFJF)