????????????????????????????????????

Empresa vencedora apresentou aplicativo, em fase experimental, que mostra ao usuário os produtos mais próximos de sua localização (Foto: Lucas Guedes)

A empresa Seu Atendente foi a vencedora do “Sebrae Like a Boss 1UP”, competição entre empresas inovadoras dentro do 1º Fórum de Startups da Zona da Mata. O evento aconteceu nesta segunda, 27, na Faculdade de Engenharia da UFJF. A competição que encerrou o evento permitiu às startups participantes compartilharem  seus produtos, ideias inovadoras e planos de negócios aos jurados e ao público, durante apresentações de dois minutos. Os três primeiros colocados, premiados por empresas parceiras do Sebrae, receberam um mês de acesso ao Laboratório Aberto do Senai. A Smarti9, incubada pelo Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), está entre as selecionadas pela plataforma do Sebrae.

Cerca de 200 visitantes, entre empreendedores, investidores e interessados pelo tema, participaram do Fórum. Além da competição, a programação incluiu workshops. O evento, que nasceu da parceria entre o Sebrae e o Critt, teve como tema principal a capacitação de investimentos e seu papel fundamental no crescimento de pequenas e inovadoras empresas.

Confira mais fotos do evento

O vencedor da noite, Murilo Chaves, fundador da empresa campeã, apresentou o aplicativo que mostra ao usuário os produtos mais próximos de sua localização. No serviço, o comerciante cadastra seus produtos e o usuário, buscando por um produto específico, encontra os locais de venda mais próximos. Atualmente em fase experimental, o beta do aplicativo deverá ser lançado durante as Olimpíadas, com uma versão em inglês. Para isso, a empresa está em busca de programadores.

“A premiação veio em ótima hora para o Seu Atendente. Nós precisávamos de um escritório para trabalhar, além do apoio de Sebrae e Senai. O sucesso de iniciativas locais é importante para fomentar essa cultura em Juiz de Fora, fazendo crescer a comunidade de startups. Além disso, o evento permite uma maior proximidade com os investidores, o que é essencial, e possibilita que a gente apresente o trabalho aqui na cidade”, diz Chaves, que já fez contato com investidores após a premiação.

Leonardo Frossard, responsável pela Incubadora de Base Tecnológica da UFJF (IBT, englobada pelo Critt), avaliou o Fórum como positivo. “Foi um evento interessante, incentivando os futuros empreendedores e iniciantes. Foi também uma oportunidade de ter contato com empreendedores de sucesso, que já obtiveram investimentos. O resultado foi satisfatório.”

Smarti9
A busca por investimentos foi o foco das startups participantes. Uma das dez empresas selecionadas pela plataforma do Sebrae, a Smarti9, incubada no Critt, participou do Fórum buscando divulgar suas tecnologias e encontrar investidores para crescer no mercado. Entre as inovações apresentadas no evento, esteve o i9Plug, uma extensão elétrica controlada remotamente por WiFi.

“Esse é um dos produtos apresentados, também no Vale do Silício, na K-Startup (competição promovida pela Coreia do Sul, em parceria com várias empresas de tecnologia). É um recurso que permite até o controle do gasto de energia, num cenário em que o custo da energia está cada vez mais alto. No início da empresa, o maior desafio foi encontrar o capital para começar a alavancar o negócio. Hoje estamos procurando encontrar investidores para poder difundir nossa tomada no mercado”, conta Diogo Fernandes, co-fundador da Smarti9.

Segundo a analista do Sebrae e uma das organizadoras, Daniela Ferreira, o tema atrai o interesse do juiz-forano: “Sempre quando fazemos alguma ação voltada para a inovação, para as startups, a cidade responde muito bem. Hoje falamos sobre investimento anjo, contando com a presença do João Kepler, premiado em 2015 pelo Spark Awards da Microsoft como melhor investidor do brasil. Além dele, tivemos dois empresários como jurados do “Sebrae Like a Boss”. O evento nos permite começar a mapear, na região, possíveis investidores, capacitá-los para as regras do investimento em startups e encurtar a ponte entre eles e os empreendedores”.