Mesa_trabalho_computador_celular_bloco_revista_UFJF

Oferta do curso de Rádio, TV e Internet foi aprovada em reunião do Conselho Superior da UFJF na última sexta, 3

A Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) oferecerá nova graduação em Rádio, TV e Internet. A previsão é que o curso seja oferecido já no primeiro semestre letivo de 2017, com 30 vagas anuais e duração de quatro anos. A criação do curso foi aprovada em reunião do Conselho Superior da UFJF na última sexta-feira, dia 3.

Criação

A ideia do curso de Rádio, TV e Internet surgiu a partir de 2010, quando uma resolução do Ministério da Educação (MEC) transformou a Comunicação em uma área de conhecimento, o que obrigou os cursos que atendiam esse campo a passarem por reformulações curriculares. Na UFJF o curso de Jornalismo foi criado em 2012.

Com essas mudanças definidas, dados levantados por professores da Faculdade de Comunicação apontaram para uma carência curricular que atendesse os alunos que se interessavam pelo campo da Comunicação, mas não se identificavam com o jornalismo. “Quando olhamos as produções de nossos antigos alunos, sobretudo os trabalhos de conclusão de curso nos últimos cinco anos, observamos que cerca de 45% a 50% não queriam jornalismo. Eles focavam em outras áreas, como publicidade, cinema ou web”, explica o diretor da Faculdade de Comunicação (Facom), Jorge Felz.

Com esse levantamento em mãos, uma comissão especial foi formada para o desenvolvimento do curso de Rádio, TV e Internet, assim como o seu projeto pedagógico. Ainda segundo Felz, o novo curso além de complementar a formação acadêmica de alunos, passa a capacitar profissionais para atuarem em uma tradicional área do mercado de Juiz de Fora. “O campo do audiovisual e da produção de conteúdos é muito forte na nossa região. São diversos festivais de cinema, concursos de multiplataforma e leis de incentivo totalmente voltados para essa realidade do mercado.”

O curso

O Bacharel em Rádio, TV e Internet atua no planejamento, produção e gestão de conteúdos radiofônicos, televisivos e multimidiáticos. Os alunos durante o curso terão carga horária total de 2.700 horas, sendo dessas 2.430 voltadas para as 35 disciplinas obrigatórias e 270 horas para disciplinas eletivas, optativas e para flexibilização curricular.

Para a implementação desse novo curso, que funcionará junto com o de Jornalismo, um novo prédio está sendo construído para a Faculdade de Comunicação. Com novos laboratórios e infraestrutura, os alunos estarão aptos a se capacitar para atuar no mercado de trabalho após a conclusão da graduação.   

História

O curso de jornalismo da UFJF foi criado em 1959, quando a universidade ainda era Faculdade de Filosofia e Letras, e o curso, subordinado à Faculdade de Direito.

Em 1969, durante a ditadura militar, foi transformado em Comunicação Social e passou a oferecer habilitação em três áreas: Jornalismo, Relações Públicas e Rádio e TV. Mas, como havia pouca demanda, no ano 2000 os dois últimos foram extintos, passando a ser oferecido apenas o curso de Comunicação com habilitação em Jornalismo.

A partir de 2012, após mudanças curriculares e de nomenclatura, instituídas pelo MEC, o curso voltou a se chamar apenas Jornalismo.