(Foto: Géssica Leine)

Congressistas aprenderam a reconhecer um trauma, uma situação de emergência, e a como se portarem diante do problema (Foto: Géssica Leine)

Teve início nessa quinta-feira, 02, na UFJF, o maior congresso relacionado a trauma, urgência e emergência da região da Zona da Mata Mineira. O evento, realizado pela Liga Acadêmica de Trauma e Emergência (Late) da Universidade, contou, na sua abertura, com exposição de trabalhos científicos na Faculdade de Medicina e realização de cinco oficinas sobre o tema na Praça Cívica. As atividades compõem o 10º Congresso do Trauma e Emergência e a 13ª Semana do Trauma e Emergência. A programação continua na sexta e no sábado, dias 3 e 4, com palestras e apresentações no Ritz Hotel.

Nesta quinta, a dinâmica das oficinas contou com cinco estações, cada uma com atividades  teórico-práticas sobre o atendimento pré-hospitalar, ministradas por profissionais da área e apoio do Samu/Sudeste. As estações propunham ensinar aos congressistas a reconhecerem um trauma, uma situação de emergência, e a como se portarem diante do problema. Os métodos adequados para a checagem das vias aéreas, respiração, circulação, sinais neurológicos e exposição corporal foram abordados através de demonstração e participação ativa dos profissionais.

Segundo a coordenadora de extensão e comunicação da direção da Liga Acadêmica de Trauma e Emergência, Mariany Lima,  as atividades são importantes “porque trabalham e exercitam a agilidade necessária no atendimento ao trauma”. Além disso, ela destaca que o tema é amplo e engloba situações gerais do dia a dia dos profissionais da área saúde, como médicos, técnicos e enfermeiros.

As inscrições para as próximas atividades podem ser realizadas pelo site do evento ou diretamente com a comissão organizadora.

Confira a programação completa.

Mais informações:  Liga Acadêmica de Trauma e Emergência.