Laboratório de Engenharia Elétrica na UFJF:  evento abordará ensino a distância, metodologias de aprendizagem, como atividades complementares, mídias e software (Foto: Stefânia Sangi)

Seleção será composta por três etapas: análise de currículo e memorial descritivo, análise do plano de atividades para os próximos três anos e entrevista (Foto: Stefânia Sangi)

Os programas de Educação Tutorial (PETs) de Odontologia e de Engenharia Elétrica lançaram nesta quarta, dia 1º, editais para seleção de seus respectivos tutores. Podem concorrer docentes do quadro permanente da UFJF, sob contrato em regime de tempo integral e dedicação exclusiva. Os candidatos devem ter título de doutor, não acumular qualquer outro tipo de bolsa e comprovar atuação efetiva em cursos e atividades das áreas de graduação, pesquisa e extensão por três anos anteriores à solicitação.

Os editais seguem as normas do Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação (CLAA) dos grupos PET. Cada programa conta com um tutor. A comissão de seleção é composta por dois representantes do CLAA, indicados pelo próprio Comitê, o coordenador do curso ao qual está vinculado o grupo PET e dois bolsistas “petianos”, indicados pelos seus pares.

Em ambos os processos – Odontologia e Engenharia Elétrica -, o candidato deverá apresentar um Plano de Trabalho, com as propostas e ações a serem executadas no grupo PET durante três anos, bem como a proposta de metodologia de trabalho, com destaque para os processos de ensino-aprendizagem a serem adotados.

O calendário da seleção está concentrado no mês de junho. A inscrição acontece de 2 a 14, na Pró-Reitoria de Graduação. A avaliação das propostas, de 15 a 17; e as entrevistas, de 20 a 22. A homologação do resultado final está prevista para o dia 28.

A seleção será composta por três etapas: análise de currículo e memorial descritivo (30 pontos); análise do Plano de Atividades para os próximos três anos (40 pontos); e entrevista com o candidato, efetuada pela comissão de seleção (30 pontos).

Os PETs são vinculados à Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC/SESu) e é desenvolvido em grupos organizados a partir de cursos de graduação das instituições de ensino superior do país. Os principais objetivos, entre outros, são o desenvolvimento de atividades acadêmicas extra-classe em padrões de excelência; o estímulo à formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica; e a contribuição para a consolidação e difusão da educação tutorial como prática de formação na graduação.

Os editais podem ser acessados pelo link: www.ufjf.br/prograd