Em comemoração ao Dia de África ou Dia da Libertação da África (celebrado no dia 25 de maio), o Grupo de Estudo Consciência e Realidade: Igualdade Racial em pauta promove a palestra “África e Africanidades”, nesta terça-feira, dia 31, às 19h, no Anfiteatro da Faculdade de Serviço Social da UFJF.

Formado por  alunos e ex-alunos da UFJF o grupo conta com o apoio da Faculdade de Serviço Social. O debate contará com a presença do professor e diretor de Ações Afirmativas da UFJF, Julvan Moreira, além do docente José Antônio Marçal da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da mestranda Mariana Gino.

O evento ainda vai discutir a Lei Federal 10.639 que obriga o ensino sobre a História da África e afrodescendência  em todas nas instituições de ensino, divulgando a cultura dos países africanos e consolidando os laços entre as miscigenadas culturas africanas e brasileira.

O debate que em edições anteriores já reuniu mais de 70 pessoas, dentre alunos, professores, militantes dos movimentos negros e pesquisadores que se debruçam sobre o tema, pretende ultrapassar esse número, não sendo necessária inscrição prévia. O evento é gratuito e será emitido certificado para os presentes.

Dia da África

Com objetivo de libertar o continente africano do colonialismo e do apartheid, e ainda promover a emancipação dos povos africanos, 32 chefes de estado africanos criaram a Organização de Unidade Africana (OUA), em 25 maio de 1963, na Etiópia . A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu desde 1972, a data como símbolo do combate que o continente africano travou para a sua independência e emancipação e também em respeito aos povos do continente e do espírito de comum unidade e solidariedade do povo africano.

Outras informações: https://www.facebook.com/events/583981678428414/