14698976800_e852cac869_o

Museu de Malacologia terá visitas guiadas e workshop ao longo da semana (Foto: Caique Cahon)

Entre os dias 16 e 22 de maio, em todo o país, é celebrada a 14ª Semana Nacional de Museus, realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Como parte da programação em Juiz de Fora, espaços culturais da UFJF trazem exposições já programadas e uma seleção especial de atividades.

O Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) tem até o dia 10 de junho na Galeria Convergência a mostra “Palavra e Imagem” que expõe e estrutura interseções entre livros de artistas, arte correio e cadernos. Até o dia 30 de junho, o Mamm traz também “Memorabilis urbis”, com obras de artistas construídas sobre paisagens urbanas, em formatos diversos. Ambas exposições podem ser conferidas das 9h às 18h.

O livro “A Idade do Serrote” de Murilo Mendes é inspiração para uma ação poética que será realizada, também no Mamm, nos dias 17 e 18 de maio para adolescentes entre 12 e 14 anos. Já nos dias 19 e 20 é a vez de quem tem entre 15 e 17 anos. Para se inscrever, basta ligar para (32) 3229-7621. As vagas são limitadas.

Na terça-feira, dia 17, às 20h, o Coral da UFJF, sob regência de Sukita, se apresenta dentro do “MúsicaMamm” e canta clássicos sacros e profanos de compositores eruditos além de canções do folclore e da música popular brasileira. Veja aqui a programação completa.

O Museu de Malacologia Professor Maury Pinto de Oliveira está com visitas guiadas programadas ao longo da semana. Já na segunda-feira, dia 16 de maio, às 17h, haverá palestra com a professora Stephane D’ávila com o tema: “Crise da Biodiversidade e a importância das coleções biológicas”.

No dia 21 de maio, acontece o workshop “A educação e as questões ambientais da nossa época”. O agendamento de visitas e a inscrição nas atividades podem ser feitos pelo telefone (32) 2102-3221. Haverá emissão de certificado para os participantes. O museu fica no Instituto de Ciências Humanas (ICB).

O Forum da Cultura exibe até o dia 5 de junho, no Museu de Cultura Popular (MCP), a mostra “Mês de Maria”. A exposição traz diversas imagens de Nossa Senhora, retratadas por diferentes artistas brasileiros e europeus. São 35 imagens feitas em cerâmica, porcelana, madeira, gesso e aniagem. As visitas no Museu de Cultura Popular são gratuitas e podem ser feitas de segunda à sexta-feira, das 14h às 18h, aos finais de semana, das 15h às 18h. O Forum da Cultura fica localizado na Rua Santo Antônio, número 1.112, no Centro. Outras informações pelo telefone (32) 3215-3850 ou pelo site do espaço.

O Centro de Ciências da UFJF, localizado no Colégio de Aplicação João XXIII segue com a programação normal durante a Semana Nacional de Museus. O espaço trabalha com visitas previamente agendadas. Para agendar uma visita, basta ligar para os telefones (32) 3229-7606 ou 3229 -5923. As visitas podem ser agendadas entre 8h30 às 11h e das 14h às 16h30. O Centro de Ciências fica localizado no Colégio de Aplicação João XXIII, na Rua Visconde de Mauá, número 300, no bairro Santa Helena.

O Memorial da República Presidente Itamar Franco segue com sua programação normal. Visitas podem ser feitas às segundas-feiras, de 12h às 18h, e de terça à sexta, das 09h às 18h.