fsfsfs

Educadoras atuam na formulação de diretrizes dos anos iniciais do ensino fundamental

As educadoras do Colégio de Aplicação João XXIII Luciene Guedes, Rosângela Veiga Ferreira, Simone Ribeiro e Vânia Fernandes estiveram em Brasília, na sede da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC), para revisarem documentos da Base Nacional Comum Curricular referentes aos componentes curriculares dos anos iniciais do ensino fundamental.

Integram a Comissão professores e pesquisadores de 38 instituições de ensino superior, com experiência na produção de documentos curriculares, além de especialistas das secretarias e professores em exercício nas redes públicas indicados pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e pela União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime). As professoras do João XXIII foram indicadas pela coordenadora geral da Base Nacional Comum Curricular, Hilda Micarello, como especialistas para tecer considerações sobre o documento dos anos iniciais do ensino fundamental elaborado pela Comissão.

O texto da Base, cuja primeira versão passou por consulta pública, de setembro de 2015 a março de 2016, encontra-se no momento em processo de reelaboração, para ser submetido à apreciação de representantes da Undime e do Consed ainda este mês. A previsão, de acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE) do decênio 2014-2024 é de que até junho deste ano o documento seja submetido ao Conselho Nacional de Educação.

A Base Nacional Comum Curricular é um importante instrumento para a gestão pedagógica, com o objetivo de garantir acesso a conhecimentos essenciais a todos os estudantes brasileiros ao longo de sua trajetória na educação básica. De acordo com a professora Rosângela Ferreira, a participação de representantes do João XXIII no processo é consequência de ações de ensino, pesquisa e extensão que o coletivo de professores vem desenvolvendo. “A confiança no trabalho que o Colégio realiza reforça o compromisso da instituição federal com a educação pública do país”.