basquete 2 - projeto de extensão Foto Twin Alvarenga

Bolsista dá os primeiros treinamentos na Quadra Poliesportiva do Centro Olímpico (Foto: Twin Alvarenga)

Com o objetivo de aumentar a prática de basquete em Juiz de Fora e formar equipes para futuras competições locais e regionais, representando a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) desenvolve o projeto Iniciação Basquetebol da Base para Ponta. Os treinamentos são voltados para adolescentes entre 11 e 15 anos.

O projeto começou no início do período passado e acontece na Quadra Poliesportiva do Centro Olímpico às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h30 às 10h, e das 17h às 18h,  para as meninas, e nos mesmos dias, das 16h às 17h, para os meninos .

A iniciativa é coordenada pelo professor Paulo Ferreira Pinto, e os treinamentos são ministrados pelos bolsistas Edson Oliveira e Gustavo Bellini. O projeto ainda conta com o suporte dos técnicos do Minas Tênis Clube, Bráulio Oliveira e Flávio Checker. Não há exigências prévias para os atletas e nem pagamento de mensalidade.

O basquete é o nono esporte mais praticado no mundo e no Brasil também está entre os mais populares. A prática do esporte proporciona, entre outros  benefícios, o desenvolvimento e o fortalecimento de ossos e músculos, além de gerar um alto gasto de caloria, auxiliando no controle do peso e do colesterol.

Oliveira destaca outras vantagens do esporte: “O basquete desenvolve a coordenação motora e a cognição do adolescente, além de lhe permitir um maior conhecimento do próprio corpo”. Já Bellini, resalta a função social da prática esportiva: “Além de proporcionar aos jovens lazer e saúde, o esporte tem o poder de afastá-los da criminalidade e do mundo das drogas”.

Outras informações: 2102- 3281 (Faculdade de Educação Física e Desportos-UFJF)