Estão abertas as inscrições para o Grupo de Dança da UFJF, gratuito, e voltado para toda a comunidade. São 30 vagas para pessoas entre 18 e 30 anos, que não precisam ter experiência para participar. Os interessados devem procurar o Núcleo de Extensão da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid), das 8h30 às 11h. Os que não conseguirem vaga serão registrados em uma lista de espera.  As aulas acontecem às terças e quintas-feiras das 17h às 18h na sala 1 da Faefid.

O principal objetivo do projeto é valorizar o trabalho em grupo e a criatividade na dança, sem preocupações com o desenvolvimento de técnicas padronizadas. As atividades são voltadas para o desenvolvimento de capacidades como: força, flexibilidade e alongamento com o foco na consciência corporal, como destaca a coordenadora do Grupo de Dança, Alicia Mayer. “O processo aponta a possibilidade de utilização da dança enquanto recurso auxiliar à formação geral dos indivíduos, conscientizando-os sobre novas tendências para a prática da dança – mais humanizantes e menos tecnicistas – e sobre a necessidade de democratização desta arte.”

O programa inclui aulas teóricas e práticas, laboratórios de expressão corporal, criação e produção coreográficas e apresentações artísticas. Não trabalha com modalidades específicas de dança, uma vez que o principal objetivo da atividade é aguçar o experimento, a inovação e a criatividade dos participantes. 

O grupo de dança da UFJF representa a instituição em festivais de dança desde 1982. O projeto faz parte do Departamento de Ginástica e Arte Corporal e está vinculado à Pró-Reitoria de Extensão.

Outras informações: nucleodeextensao.faefid@ufjf.edu.br