A terceira edição do Workshop de Políticas Integradas sobre Crack, Álcool e Outras Drogas acontece nesta terça feira, 19, a partir das 8h, no Anfiteatro do Instituto de Ciências Biológicas da UFJF. Com a temática “Territórios: Possibilidades e Construções”, o Workshop é direcionado aos agentes envolvidos no Programa Municipal JF + Vida, vinculado ao Programa Federal “Crack, É Possível Vencer”. Além de representantes do governo municipal, estarão presentes professores de escolas públicas, agentes de saúde e membros do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

O evento é resultado da parceria do Projeto de Extensão Juventude N’Ativa, coordenado pelo professor da Faculdade de Medicina Márcio José Martins Alves, com a Prefeitura de Juiz de Fora. À frente do evento, o professor destaca que o objetivo nesta edição é debater as ações desenvolvidas na cidade para o combate às drogas. “A intenção é promover diálogos intersetoriais a respeito da situação das políticas públicas sobre drogas na cidade, construindo soluções de forma coletiva”. Na oportunidade, também será lançada a 2ª etapa do programa, que vai avançar as ações de prevenção.

Na parte da manhã, a programação vai estar restrita aos agentes do programa e à tarde, as discussões estão abertas à comunidade, que poderá conferir algumas das intervenções já realizadas na cidade.

Projeto Juventude N’Ativa

O Projeto de Extensão Juventude N’Ativa envolve estudantes de todos os cursos da UFJF no trabalho de prevenção contra as drogas. “Atualmente, trabalhamos com voluntários dos cursos de Medicina, Direito e Artes e Design, que têm contato direto com o público atendido pelos programas municipais”, afirma o professor Márcio Alves, coordenador do projeto.

Ainda de acordo com o professor, o foco do projeto é na tentativa de reduzir os fatores de risco para o uso de drogas entre crianças e adolescentes moradoras de bairros do entorno da Universidade.