teclado

Portal do Servidor dará mais visibilidade aos assuntos de interesse de TAEs, docentes e demais colaboradores da UFJF (Foto: Stefânia Sangi)

Um espaço on-line onde podem ser encontrados serviços, utilidades, notícias, orientações e todo o tipo de informações destinadas exclusivamente aos trabalhadores da Universidade. Este é o Portal do Servidor, um sub-portal dentro do Portal da UFJF na Internet. A página, que já está no ar, tem o objetivo de reunir conteúdo específico direcionado para servidores docentes e técnico-administrativos da Instituição. Seu lançamento representa a conclusão do projeto de reestruturação de todo o portal principal, desenvolvido pela Diretoria de Comunicação.

O portal da UFJF passa a ser composto agora pela home e por três subportais: notícias, estudante e servidor. A home é o espaço de projeção da imagem da Universidade, com destaque para notícias de interesse geral das comunidades interna e externa, como resultados importantes de pesquisas, acordos internacionais, abertura de concursos e outros. Já a página de notícias reúne todas as notícias institucionais divulgadas pela UFJF. Os subportais do Estudante e do Servidor, por sua vez, são páginas específicas com assuntos – serviços, funcionalidades e informações – direcionados, em geral, para estes públicos.

A iniciativa buscou uma construção conjunta, abrindo espaço para sugestões dos próprios servidores sobre o que gostariam de acessar. Dessa forma, o Portal do Servidor foi criado para ser referência para acesso direto a serviços e informações de seu interesse.

No topo da página, o usuário encontra um menu com as principais funcionalidades, com links para Siga, Biblioteca, Email, Recursos Humanos, Sigepe e Utilidades. Dentro de cada item, podem ser encontrados subitens. Assim, as informações relacionadas aos servidores agora estão aglutinadas nesta página.

O subportal traz ainda agenda telefônica, calendário acadêmico, cardápio do Restaurante Universitário e links para sindicatos locais de docentes e de ténico-administrativos, entre outros. A página abordará também notícias de interesse específico dos servidores, como, por exemplo, oportunidades em cursos de capacitação, eventos e decisões administrativas.

O desenvolvimento deste subportal, assim como os demais, foi pensado para atender os usuários de smartphones e tablets, considerando o grande número de acessos por meio desse tipo de dispositivo.