lab_climatologia

Andreia é uma das responsáveis por acompanhar a coleta dos dados, que é feita três vezes ao dia (Foto: Twin Alvarenga)

Em 23 de março é celebrado o Dia Mundial da Meteorologia. A data surgiu em 1961, para celebrar a criação da Organização Meteorológica Mundial (OMM), instituição que é ligada à Organização das Nações Unidas (ONU) e que existe desde 1950. Atualmente, esta organização está presente em 189 países ao redor do mundo. Na região de Juiz de Fora, o único Laboratório de Climatologia Oficial, ligado à OMM, é o situado no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), responsável por informar as condições climáticas da cidade e redondezas.

Andreia Martha Souza da Silva e Yan Carlos Gomes Vianna são os responsáveis por colher os dados meteorológicos e repassá-los para o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), que interpreta as informações e, com base nelas, faz a previsão do tempo, que é repassada para a mídia. Segundo Andreia, os dados são coletados três vezes ao dia, em horários estratégicos: “É um trabalho importante e que não pode parar. Os dados geralmente são coletados às 9h, às 15h e, por fim, às 21h. Essas informações precisam ser verificadas diariamente, então, de domingo a domingo estamos aqui. Sem esses dados não há previsão do tempo”.

Andreia destaca que muitas pessoas não sabem a abrangência do trabalho feito por esses Centros. “Além de fornecermos dados para a realização da previsão do tempo, somos  solicitados por diversos motivos. Desde empresas que querem se instalar na cidade e precisam de dados exatos de como é o nível de umidade aqui, até a Defesa Civil, que precisa das nossas informações para tomar medidas de segurança da população”.

O Laboratório de Climatologia da UFJF está aberto ao público para visitação. Basta agendar uma visita pelo telefone: 3231-1509.