asd

Durante os encontros do projeto Mindfullness, é promovida a meditação através de técnicas milenares e aberto espaço para os participantes contarem suas experiências pessoais (Foto: Twin Alvarenga)

Os servidores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) agora contam com um maior acesso aos projetos diretamente ligados a prática de exercícios físicos, com foco na saúde mental e física. O Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor da UFJF (Siass/UFJF), vinculado à Pró-Reitoria de Recursos Humanos da Universidade, tem incentivado boas práticas direcionadas aos técnico-administrativos em educação e professores. Foram realizadas parcerias com as faculdades de Educação Física, Psicologia e Fisioterapia para a promoção dos projetos Servidor Saudável e Mindfullness, em que a participação é gratuita.

Segundo o gerente da saúde do Siass na unidade da UFJF, Afonso Damião, existe um estímulo nacional para a promoção de atividades que melhorem a qualidade de vida no trabalho. Para ele, é necessário utilizar o que é oferecido na Universidade para “dar oportunidade aos professores de utilizar os insumos de pesquisa e extensão em conjunto ao SIASS, proporcionando melhorias diretas em sua saúde.”

Caminhada e corrida

23767932794_c096d13923_z

Professores e bolsistas do projeto de caminhada e corrida orientam os participantes na pista de atletismo na Faefid (Foto: Twin Alvarenga)

O nome “Servidor Saudável” dado ao grupo de caminhada e corrida não é coincidência. A preocupação da Universidade tem se estendido à maneira como os funcionários conduzem os hábitos da saúde. E é através do projeto realizado em parceria com a Faculdade de Educação Física que a UFJF tem conseguido atender essa necessidade. O “Servidor Saudável” é coordenado pelo professor especializado em atletismo e pedagogia do esporte, José Augusto Pereira.

O projeto foi aprovado em novembro de 2015 e hoje conta com 25 pessoas participantes e frequentes nos treinos. Para Marcus Vinícius da Silva, professor de atletismo e vice-coordenador do Servidor Saudável, a Universidade oferece naturalmente ambiente e estrutura favorável ao grupo de caminhada, se referindo às áreas arborizadas e pista de corrida. “Cada vez mais ambientes de trabalho estão investindo na melhoria e manutenção da qualidade de vida dos seus colaboradores, e na UFJF não podia ser diferente”, conclui Marcus Vinícius.

O principal foco do projeto está em derrubar as barreiras que impedem a motivação dos trabalhadores para praticar atividades esportivas e melhorarem tanto na vida pessoal quanto na profissional. Segundo Marcus, diversas pesquisas científicas já comprovaram que a prática regular influencia diretamente na redução de males como o estresse e a depressão. Ele ainda complementa usando como exemplo o próprio grupo do Servidor Saudável: “já podemos observar o retorno que o treinamento no bem estar dos servidores. São relatos de melhor disposição para o trabalho, maior rendimento laboral e capacidade funcional para atividades físicas”.

Os interessados deverão procurar os bolsistas ou professores do projeto, na pista de atletismo da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid), nos dias de treinamento: segundas, quartas e sextas, durante a manhã, das 7h às 8h (turma 1) e das 8h às 9h (turma 2), ou à tarde, das 17h às 18h (turma 1) e das 18h às 19h (turma 2). Após preenchimento de ficha de cadastro, o servidor será encaminhado à Unidade do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS-UFJF), onde será feita a avaliação médica cardiológica. Contatos podem ser feitos pelos emails jose.augusto@ufjf.edu.br e marcus.silva@ufjf.edu.br.

Consciência comportamental

O Mindfullness, termo em inglês traduzido como “atenção plena” e que faz referência a um estado mental alcançado através do foco da consciência no momento presente, reconhecendo e aceitando as sensações, sentimentos e pensamentos, é uma prática de concentração relaxada e controle emocional que despontou nos EUA na década de 1970 e vem se popularizando desde então. São utilizadas técnicas provenientes do budismo e yoga, mas que, em contextos como o universitário, são tratados através de uma abordagem laica.

O médico Afonso Damião, também responsável pela orientação do grupo, é praticante do Mindfullness e, através da criação dos projetos, viu a oportunidade de disseminá-lo dentro da UFJF. A primeira turma se iniciou em setembro e já existe a previsão para a abertura de novas vagas em fevereiro. A assistente social na unidade do Siass, Renata Faria, foi uma das participantes. Ela conta que desde o início se animou com a ideia e, por meio do exercício da meditação, teve contato com vários tipos de aprendizados, desde o aumento da concentração no dia a dia, como também nas relações interpessoais. “Às vezes a gente fica muito no ambiente de trabalho e, nesse caso, podemos ter um momento de encontro, uma experiência compartilhada”, afirma Renata sobre o relacionamento com outros funcionários.

Os interessados devem encaminhar e-mail para afonsodamiao@yahoo.com.br. Atualmente, a turma conta com 20 participantes, que se encontram semanalmente, às terças-feiras, às 9h, e às quintas, às 13h, na Sala de Dinâmica de Grupo da Faculdade de Psicologia do Instituto de Ciências Humanas (ICH), Bloco B, segundo andar.

Durante os encontros, é promovida a meditação através de técnicas milenares, mas também é aberto espaço para os participantes contarem suas experiências semanais e pessoas. O objetivo é incentivar a discussão sobre as atitudes e reações controladas, possibilitadas pelo aprendizado adquirido. Para o médico, o maior ganho do Mindfullness é a capacidade de concentração abstraída por meio dos exercícios. “A partir do momento que você desenvolve a prática da atenção, começa a se atentar aos acontecimentos externos e internos, saindo do piloto automático”, complementa Damião.

Outras informações

Gerência de Saúde do Trabalhador – Siass/UFJF: (32) 2102-3815 / 2102-3818

Servidor Saudável: jose.augusto@ufjf.edu.br ou marcus.silva@ufjf.edu.br

Mindfullness: afonsodamiao@yahoo.com.br