Três cursos são avaliados como os melhores do país e 11 com nota máxima no Enade (Foto: Caique Cahon)

Três cursos são avaliados como os melhores do país e 11 receberam nota máxima no Enade (Foto: Caique Cahon)

Pela primeira vez, a UFJF coloca-se entre as 20 melhores do país de acordo com os dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Na última sexta-feira, 18, o Ministério da Educação apresentou resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2014 e demais indicativos que compõem o sistema de avaliação.

Na UFJF, 31 graduações foram avaliadas em 2014, as quais contribuíram para que a UFJF saltasse da 21ª posição no último ciclo avaliativo para 17ª, sendo a 14ª entre as federais. O resultado é apontado a partir do Índice Geral de Cursos (IGC), que considera as médias dos conceitos dos cursos de graduação e da pós-graduação stricto sensu e informações sobre a comunidade estudantil. O grande destaque é a graduação, a 8ª do país e a 3ª de Minas Gerais. “Essa posição consolida a Universidade como grande formadora de profissionais”, acredita o diretor de Avaliação Institucional, Vanderli Fava de Oliveira.

Em quatro anos a UFJF saiu do 26º lugar para 17º. Em Minas Gerais, pulou da 8ª posição para a 4ª

Quatro cursos da UFJF foram pontuados a partir do Conceito Preliminar de Curso (CPC) como os melhores do Brasil: as licenciaturas em Ciências Sociais e em Ciência da Computação, o curso de Engenharia de Produção e o bacharelado em Física. Já no Enade, 11 cursos obtiveram conceito máximo: as licenciaturas em Artes Visuais, Ciências Sociais, Ciência da Computação e História, e os bacharelados em Engenharia Ambiental, Engenharia Computacional, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Física, Matemática e Sistemas de Informação. Considerando os ciclos avaliativos anteriores, mais de 70% das graduações na instituição estão na faixa de pontuação 4 ou 5, ou seja, muito bons ou excelentes.

De acordo com Vanderli de Oliveira, em quatro anos a UFJF saiu do 26º lugar para 17º. Em Minas Gerais, pulou da 8ª posição para a 4ª. Apesar do crescimento quantitativo do número de cursos, quando a tendência é fazer a média dos conceitos cair, a Universidade vem crescendo significativamente em qualidade.

Mudanças

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou medidas com o objetivo de tornar o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) mais relevante para os alunos tal como o Enem é atualmente para ingresso nas universidades. Uma das ações é tornar a nota obtida pelo aluno no exame como critério no acesso a cursos de pós-graduação lato sensu (especializações) e stricto sensu (mestrado e doutorado).

A metodologia de composição do Conceito Preliminar do Curso (CPC), que considera a nota do Enade e outros indicadores como infraestrutura e qualificação do corpo docente, também deverá mudar. O Ministério prevê a inserção do índice de desistência da graduação como parâmetro para identificar o quanto a instituição conseguiu manter o aluno na faculdade.

Outro ponto a ser acrescentado é a evolução de desempenho do aluno, medida por meio da nota que obteve no Enem e no Enade. Se o estudante ingressou com nota baixa no Enem e saiu da instituição com nota alta no Enade, o curso será mais bem conceituado, indicando que houve melhora no desempenho acadêmico.

Ainda de acordo com o ministro, a intenção é tornar o exame on-line e anual para todos os alunos que estiverem concluindo a graduação. O exame atualmente é aplicado a grupos de cursos que se revezam na submissão à prova de três em três anos.

Já para 2016, o MEC prevê a disponibilização de todos os diplomas de graduação e pós-graduação no portal do Ministério. O objetivo é evitar fraudes. “O diploma que não estiver no portal é falso”, disse Mercadante. Conforme o ministro, as mudanças serão submetidas progressivamente a audiência pública.

Cursos da UFJF avaliados em 2014

Arquitetura e Urbanismo; Matemática (Bacharelado e Licenciatura); Letras – Português (Bacharelado e Licenciatura); Física (Bacharelado e Licenciatura); Química (Bacharelado e Licenciatura); Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura); Pedagogia (Licenciatura); História (Bacharelado e Licenciatura); Artes Visuais (Licenciatura); Geografia (Bacharelado e Licenciatura); Filosofia (Bacharelado e Licenciatura); Educação Física (Licenciatura); Ciência da Computação (Bacharelado e Licenciatura); Sistemas de Informação; Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura); Engenharia Civil; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Engenharia de Produção; Engenharia Ambiental; Engenharia Computacional.

igc-cpc-enade_2014

Atualizada às 11h20 do dia 22/12/2015