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Ações previstas no documento foram definidas após ampla consulta à comunidade (Foto: Caique Cahon)

O Conselho Superior (Consu) da UFJF aprovou na tarde de quinta-feira, 18, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para os próximos cinco anos. O documento fixa as diretrizes que vão nortear as ações de suas unidades acadêmicas e administrativas, em todos os níveis organizacionais. O Plano aprovado pelo Consu foi elaborado após ampla consulta à comunidade, realizada em três momentos distintos ao longo de 2015. Ao todo, foram coletadas via internet cerca de 370 contribuições de alunos, professores, técnico-administrativos e comunidade externa. Também foram colhidos dados diretamente nas unidades acadêmicas, unidades administrativas e demais setores da universidade. Foi a primeira vez que a UFJF adotou este formato de ampla consulta para a elaboração do PDI.

“Sabemos que o PDI até então vigente é tecnicamente adequado, mas não havia passado por uma discussão pública, por uma participação efetiva. Nossa grande conquista, apesar dos contratempos, é que este plano é fruto de efetiva discussão com a base e não só com gestores. Todo membro da nossa comunidade pode dar sua contribuição”, destaca o vice-reitor no exercício da Reitoria e presidente da comissão responsável pela elaboração do PDI, Marcos Chein.

Nas páginas do documento estão previstas ações a serem executadas, em prazos diversos, até 2020, considerando nove eixos temáticos: perfil institucional; projeto pedagógico institucional; cronograma de implantação e desenvolvimento da instituição e dos cursos; perfil do corpo docente e técnico administrativo; organização administrativa; políticas de atendimento aos discentes; infra-estrutura; avaliação e acompanhamento do desenvolvimento institucional e aspectos financeiros e orçamentários. A elaboração do plano, que tem status de planejamento estratégico, foi iniciada ainda em 2014.  “O PDI é fundamental para orientar os gestores, inclusive no que diz respeito à distribuição de recursos do Governo Federal”, diz Chein.

As metas traçadas serão imediatamente monitoradas pela Diretoria de Avaliação Institucional. No caso de serem identificados atos em desacordo com o plano, ações corretivas serão elaboradas para que seja retomada a trajetória prevista no PDI. O documento aprovado ressalta, porém, que não se trata de uma peça engessada, e sim de um instrumento que pode sofrer alterações diante de novas circunstâncias, sem perder seu caráter direcionador.

“O PDI é importante para institucionalizar decisões públicas, de cunho administrativo, na universidade. O que será construído nos próximos anos não é voluntarismo do administrador, mas o cumprimento de metas instituídas coletivamente”, conclui Chein.