novoportalDesde a tarde desta quarta-feira, 16 de dezembro, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) conta com um novo portal. A versão traz melhorias sensíveis em termos de acesso aos serviços, conteúdo informativo e relacionamento com o público.

Agora, o portal contará com subportais direcionados a públicos ou conteúdos específicos: o portal de notícias, o portal do estudante e o portal do servidor, direcionado a técnico-administrativos em educação e docentes.

Assim, o novo portal será dedicado ao conteúdo institucional e voltado ao público externo, melhorando a apresentação de dados e informações para quem está conhecendo a UFJF, explorando o portal ou pesquisando sobre a instituição. Uma novidade é a agenda, que agrupará todo tipo de evento previsto para acontecer no campus.

O portal de notícias reunirá o conteúdo jornalístico desenvolvido pela Diretoria de Comunicação, mesclando matérias e outros tipos de publicações informativas. O conteúdo, agora, estará organizado em editorias, facilitando a localização dos assuntos, além de agrupar notícias relacionadas ao que se lê. Também estarão em destaque as últimas notícias da UFJF e conteúdo de redes sociais, como o Twitter e a TV UFJF.

O portal do estudante e o portal do servidor fazem parte da segunda etapa do projeto, prevista para o início de 2016. Nos dois casos o intuito é reunir serviços e informações direcionadas especificamente para cada um dos públicos, fazendo com que essas tornem-se as páginas iniciais de estudantes e servidores, respectivamente. Neste momento, as duas páginas trarão o mínimo de links para serviços essenciais, e a possibilidade de envio de contribuições por parte dos usuários. A intenção é tornar a relação de comunicação entre a instituição e esses públicos mais estreita e dinâmica.

Em seguida novidades também chegarão a Governador Valadares, com a reestruturação do site do campus para o formato adotado pelos portais.

Com design limpo, navegação eficiente e intuitiva, o novo portal segue as principais tendências em arquitetura da informação, após amplo estudo de portais de universidades do Brasil e exterior.

A reformulação do portal da UFJF está em gestação desde julho de 2012, e o atual projeto vem sendo desenvolvido há 17 meses pela Diretoria de Comunicação e pela equipe de sites do Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO).

O diretor de Comunicação da UFJF, Rodrigo Barbosa, destacou a importância da iniciativa dentro do desenvolvimento de uma política de comunicação institucional pública. “Queremos que a comunicação com nossos diferentes públicos seja cada vez mais norteada por características como transparência, qualidade na transmissão da informação e oportunidade de interação e não uma comunicação de mão única. Os próprios portais de servidores e estudantes estão abertos a sugestões para trabalharmos cada vez mais afinados com os interesses da comunidade.”

Para o coordenador de Criação da Diretoria de Comunicação, Fred Belcavello, o intuito do projeto foi alinhar a experiência web da UFJF com o que se faz contemporaneamente em termos de internet. “A última mudança estrutural do portal aconteceu em 2007 e, de lá para cá, muita coisa mudou na internet. Nosso desafio agora é fazer revisões anuais, mais sutis, para uma atualização constante.”

A inclusão das diretrizes do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-MAG), conforme as normas do Governo Federal, foi um dos pontos destacados pela gerente de Sistemas de Apoio do CGCO, Cristina Perantoni. “Conseguimos implantar o sistema após um trabalho intenso da equipe técnica.” A UFJF é uma das dez instituições que disponibilizaram o modelo em todo o país.