encontro_idiomas_sem_fronteiras_2015

1º Encontro Idiomas sem Fronteiras avaliou internacionalização de universidades e a oferta de cursos de idiomas (Foto: UFJF – Internacional)

Representantes da equipe da Diretoria de Relações Internacionais da UFJF participaram de uma série de eventos onde se discutiu a consolidação da internacionalização nas universidades públicas brasileiras e o avanço da institucionalização do ensino de línguas estrangeiras no país. O encontro reuniu, entre os dias 23 e 27 de novembro, em Brasília, representantes de relações internacionais e coordenadores do Idiomas Sem Fronteiras (IsF) de instituições federais e contou com a presença do Ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

Entre os novos projetos surgidos a partir dos debates, no evento, para serem implementados em 2016, está uma parceria com a rede pública de ensino básico, para a criação de um programa voltado à capacitação de professores, que receberão cursos de língua estrangeira e exames de proficiência gratuitos.

“Entraremos em contato com as secretarias municipal e estadual para apresentar o programa e firmar a parceria, sem custo algum para a secretaria. Ofereceremos exames e cursos presenciais, assim como oferecemos para a comunidade. E, em contrapartida, a rede vai ceder professores para participarem dos cursos. A UFJF participa do projeto piloto”, afirma a coordenadora do núcleo de Idiomas sem Fronteiras na UFJF, Nícea Helena Nogueira.

Há ainda a possibilidade de aplicação de novo exame de proficiência: o Ielts, de origem britânica análogo ao Toefl, já aplicado na UFJF. A instituição também oferece cursos presenciais de línguas gratuitamente.

“O Idiomas sem Fronteiras está proporcionando a valorização das línguas estrangeiras na universidade. Não oferecemos os cursos e as provas só para quem vai para o intercâmbio, vamos além. Ele começou para dar apoio ao Ciência sem Fronteiras, mas ultrapassou essa função e hoje trabalha no processo de internacionalização, conscientizando alunos professores e servidores da importância do multilinguismo”, afirma Nícea.

Promovido pela Secretaria de Educação Superior  do Ministério da Educação (MEC), a série de debates teve início no 6º Encontro de Trabalho dos Coordenadores do Idiomas sem Fronteiras, seguida do 1º Encontro Internacional Diálogos Brasil – União Europeia e encerrada com um workshop entre equipes de setores de relações internacionais, onde houve a apresentação de iniciativas promissoras no setor. O trabalho submetido pela UFJF ficou entre os dez melhores.

Por uma universidade poliglota

Uma das tônicas dos debates foi a cooperação entre os escritórios internacionais e os núcleos do Idiomas sem Fronteiras para a criação de uma cultura internacional nas universidades por meio do oferecimento de cursos presenciais e proficiência em língua estrangeira. Questões como multilinguismo e experiências na implantação de pós-graduação trilíngue foram pauta. Na UFJF, o núcleo é vinculado diretamente à Diretoria de Relações internacionais, em acordo com as diretrizes estabelecidas pelas políticas internacionais do MEC.

“Idiomas estrangeiros ganham hoje muito mais incentivos na comunidade universitária fortalecidos pelo Idiomas sem Fronteiras. Apesar desta ação ter nascido com o Ciência sem Fronteiras, ela já ganhou força própria e vai beneficiar todos os programas de internacionalização. São programas essenciais para o processo de internacionalização”, explica a diretora de Relações Internacionais da UFJF,  Rossana Melo,.

Ainda conforme Rossana, o caminho para a integração definitiva das instituições brasileiras no panorama internacional está atrelado a esse modelo de internacionalização e ensino de línguas, que são resposta ao envolvimento das nações estrangeiras em prol de maior interação com o Brasil.

“Já foram realizadas mais de um milhão de aplicações do Toefl pelo IsF no Brasil. Não é uma ideia que está sendo implementada, é um programa que já existe com ações muito concretas. Estão vindo verbas do MEC para desenvolvimento dessas atividades. Uma das ações são aplicações de testes de proficiência, promoção de cursos, ações de divulgação e suporte aos alunos no ensino de línguas, incluindo o espanhol, o italiano, o francês e, futuramente, até o alemão e o japonês”, comenta Rossana.

O Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação também será beneficiado pelas ações do IsF. Novas modalidades de proficiência podem tornar alunos aptos a vagas do edital.