“Comunicação, memória e autoritarismo” é o tema do XIII Encontro Regional de Comunicação, que acontece nestas quarta, quinta e sexta-feira, 2 a 4 de dezembro. A programação tem mesas voltadas para a relação da mídia com abusos cometidos durante a época do Regime Militar. “O Erecom é um evento de tradição na Facom, tem uma memória. E não é por acaso que a gente está discutindo esse tema. O vínculo da memória com o autoritarismo está sendo uma forma de comemorar os 13 anos de Erecom”, diz a professora Teresa Neves, organizadora do evento.

O trabalho da Comissão Municipal da Verdade será destacado na mesa de discussões que acontecerá na quarta, dia 2, às 9h30. Christina Musse (UFJF), Rosali Henriques (Museu da Pessoa), Antônio Henrique Duarte Lacerda (Arquivo Histórico de Juiz de Fora) e Fernanda Gutierrez (UFJF) debaterão sobre o trabalho desenvolvido em Juiz de Fora, aliando a comunicação e os direitos humanos.

O evento contará ainda com a participação de vereadores na mesa do dia 3, às 18h30. Os representantes do legislativo municipal Roberto Cupolillo e Jucelio Maria, juntamente ao professor e cientista político Paulo Roberto Figueira Leal (UFJF), estarão presentes na mesa “Comunicação, política e intervenção social: a participação popular em cidades da Zona da Mata mineira”.

Um dos diferenciais desta edição é a inclusão de mesas de debates integradas por pós-graduandos e, até mesmo, graduandos, como forma de expor a produção interna nas áreas de pesquisa e extensão. “A gente buscou destacar os trabalhos realizados pelos nossos alunos, que seguiam na temática do evento”, afirmou Teresa.

O evento é realizado anualmente na Faculdade de Comunicação Social (Facom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As inscrições já estão encerradas.

Outras informações: https://www.facebook.com/erecomufjf/timeline