A Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sediará o seminário “Pela vida de jornalistas”, como parte do XX Encontro Regional de Comunicação (Erecom). O evento, programado para 22 de novembro de 2023, às 18h30, no auditório da Facom, debaterá os crescentes desafios e perigos enfrentados por jornalistas e comunicadores, especialmente em um ambiente cada vez mais hostil e digital.

O cenário atual é marcado por ameaças e ataques online, violações de privacidade e assédio judicial, com jornalistas mulheres, comunicadores independentes e periféricos sendo alvos frequentes. Um exemplo destacado é o caso da jornalista Schirlei Alves, condenada recentemente a uma pena de prisão e multa significativa por suas reportagens sobre o caso Mariana Ferrer.

O seminário abordará estratégias de prevenção, proteção e apoio aos jornalistas, destacando a vulnerabilidade particular de profissionais em cidades menores e comunicadores independentes. Entre os participantes confirmados estão o sociólogo e articulador nacional da Rede de Proteção de Jornalistas e Comunicadores, Dyego Pegorario; a advogada e assistente jurídica da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Letícia Sarmento Kleim; e a jornalista e coordenadora do CRIAR Brasil, Adriana Maria.

O evento será mediado pelo professor João Paulo Malerba, da UFJF, confere certificado de participação e é aberto ao público. As inscrições podem ser feitas através da plataforma Sympa, na página referente ao XX Encontro Regional de Comunicação UFJF.

Arte: Divulgação

Outras informações:

Inscrição para o XX Encontro Regional de Comunicação UFJF.