Estudantes na Feira de Ciências realizada em 2014 (Foto: Natália Ferreira)

Luz, Ciência e Vida é o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) que será comemorada entre os próximos dias 19 e 25. O tema foi oi escolhido como homenagem ao Ano Internacional da Luz, título concedido a 2015 por meio de decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, órgão intergovernamental da Organização das Nações Unidas (ONU).

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) faz parte da celebração da SNCT, contando com a Feira de Ciências do Departamento de Física do Instituto de Ciências Exatas (ICE) e com uma série de matérias especiais acerca da temática da luz, que serão postadas diariamente no site da Instituição.

Feira de Ciências

A 24ª edição da Feira de Ciências do Departamento de Física da UFJF, que acontece na quarta-feira, dia 21, oferece oportunidade para a comunidade escolar de Juiz de Fora e região se inserir no universo científico. Os alunos de escolas públicas e particulares inscreveram seus trabalhos referentes a vários campos de ciência – Física, Química e Biologia, por exemplo -, que serão avaliados por membros da comunidade acadêmica e premiados de acordo com sua categoria. Confira a programação do evento na página do Departamento de Física.

Série especial

A equipe da Coordenação de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação da UFJF elaborou uma série de matérias especiais em comemoração à temática Luz, Ciência e Vida  da SNCT. A intenção é abordar o conceito de luz e seus desdobramentos em diversas áreas de conhecimento, uma vez que ela está intimamente interligada à vida no nosso planeta – quando a abordamos na forma de luz solar, por exemplo – e é responsável por avanços tecnológicos que se estendem do campo da engenharia até o da medicina.

As matérias divulgarão as pesquisas presentes em diversas áreas da Universidade que dialogam com esse tema, compreendendo que a luz passa pelos LEDs e OLEDs da engenharia; possibilitou um dos maiores adventos do nosso século, a internet; está presente nos conceitos de religião estudados pelas ciências humanas; influencia os estudos do clima e sua atuação na forma de ditar o comportamento humano; definiu conceitos por trás de períodos artísticos e inspira, até hoje, obras de arte. A série especial será publicada junto com a SNCT, a partir do dia 19.