Os estudantes devem ficar atentos à documentação exigida (Foto: Caíque Cahon)

Os novos alunos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) que farão as matrículas presenciais para o segundo semestre letivo de 2015 nos próximos dias 20 e 21, terça e quarta-feira, devem ficar atentos às orientações relacionadas a documentação, a locais e a horários para cada curso. Em Juiz de Fora, a matrícula será realizada no próprio campus, no Anfiteatro das Pró-Reitorias, enquanto os alunos do Campus Avançado de Governador Valadares devem se dirigir ao prédio da Faculdade Pitágoras.

Para melhor organização, os horários e os dias são específicos para cada curso, podendo acontecer entre 8h30 e 14h30 (ver quadro), tanto para os aprovados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) quanto para os alunos que passaram pelo Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) e pelo Vestibular.

Para a matrícula ser devidamente efetivada, a Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara) solicita uma série de documentos, como certidão de nascimento ou de casamento; declaração de conclusão do ensino médio; carteira de identidade; CPF; e foto 3×4, entre outros. Confira a lista de documentos para todos os grupos e veja as orientações específicas e o guia explicativo para os grupos A e B.

Os aprovados nos Grupos A e B, além de apresentarem estes documentos, devem preencher de maneira on-line este formulário. Comprovante de residência, identidade dos membros do grupo familiar e comprovantes de renda também são solicitados para análise.

Caso o aluno não possa estar presente no dia de sua matrícula, pode enviar representante por meio de procuração simples, atendendo aos mesmos requisitos listados, na data e hora estabelecidas para seu curso.  Caso não compareça nem o aluno nem seu representante, a vaga é automaticamente retirada do mesmo.

Se o aluno já estuda na UFJF e mesmo assim foi aprovado pelo Sisu para outro curso, poderá realizar uma nova matrícula, com a anterior sendo automaticamente cancelada.

Confira os locais e os horários

matrículas-campus-jf

matrícula Gov Valadares-correto