ufjfpraca

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) inicia nova fase do processo de elaboração do seu Plano de Desenvolvimento Institucional. Após o esforço de coleta de informações junto a todas as unidades acadêmicas e administrativas, iniciado ainda em 2014, um documento foi encaminhado esta semana para consulta às entidades representativas dos três segmentos que compõem a Universidade (Apes, DCE e Sintufejuf). A intenção é que elas agreguem sugestões ao documento, que no mês de maio estará disponível para consulta e debate por toda comunidade.

No Plano de Desenvolvimento Institucional é definida a missão da instituição de ensino superior e as estratégias para atingir suas metas e objetivos no período de cinco anos, ou seja, até o final de 2019. O documento é uma exigência no Ministério da Educação, mas sua importância vai muito além da obrigatoriedade. “O PDI deve ser a nossa bússola, que aponta os rumos de navegação da UFJF para os próximos cinco anos”, avalia o Reitor em exercício Marcos Chein. Segundo ele, o documento deve “olhar para nosso presente, pensar a Universidade em seus diversos campos de atuação, considerar a sua função social e, a partir destas bases, enxergar o futuro que queremos construir”. O Plano da UFJF vai se inserir no Plano de Desenvolvimento das Universidades brasileiras, do MEC.

Foram estabelecidos pelo Governo nove eixos temáticos a serem desenvolvidos: perfil institucional; projeto pedagógico institucional; implantação e/ou desenvolvimento de cursos (presenciais e a distância); perfil do corpo docente e técnico-administrativo; organização administrativa da instituição; políticas de atendimento aos alunos; infraestrutura; avaliação e acompanhamento de desenvolvimento institucional; e aspectos financeiros e orçamentários.

Além de observar os eixos temáticos, a comunidade deve propor metas com amplo escopo de alcance, ou seja, que contemplem toda a Universidade, e de longo prazo. “Essas contribuições mais amplas e diretrizes gerais devem ser preferidas, pois ações mais específicas poderão ser desdobradas em planos táticos e operacionais de cada unidade acadêmica e administrativa”, explica Bruno Freitas, membro da comissão de elaboração do plano.

Confira o cronograma abaixo:

planodicrono

Participação

A Administração Superior da UFJF considera fundamental tornar a construção do Plano de Desenvolvimento Institucional amplamente participativa, seguindo o princípio de gestão democrática previsto pelo próprio estatuto da Universidade. Para o Reitor em exercício, “é um documento que vai além da gestão: devemos discutir e imaginar juntos a UFJF que queremos. Com a contribuição de todos, teremos uma visão multifacetada da realidade, abrindo o debate para temas amplos como o projeto pedagógico institucional”, afirma Marcos Chein.

Assim, depois das considerações das entidades representativas, a minuta será publicada online no período de 18 a 29 de maio. Através do Siga, alunos, professores e técnicos poderão enviar sugestões. As propostas também poderão ser encaminhadas presencialmente, através de audiências públicas, previstas para os dias 26 de maio, em Governador Valadares, e em 28 de maio, em Juiz de Fora. As audiências são abertas também à comunidade externa. A previsão é que todas as propostas sejam avaliadas e compiladas para apreciação do Conselho Superior no dia 11 de junho.

Avaliação

Depois de finalizado, o Plano deve ser encarado como um documento vivo, que possa nortear todas as ações realizadas na Universidade, isto é, tudo o que se faz dentro da UFJF deve atender a algum objetivo ou a alguma diretriz externalizada no PDI ou, pelo menos, em estreita consonância com os mesmos. A avaliação sobre o quanto foi atingido de cada meta e de cada objetivo expressos no PDI será conduzida pela Diretoria de Avaliação Institucional durante o período de sua vigência.