Das perdas que vêm com a idade, a da memória é uma das mais dramáticas. O problema não é restrito aos mais velhos, mas, normalmente, é com o tempo que ele aparece. A partir dessa dificuldade pela qual muitos estão destinados a passar, a equipe do Polo de Enriquecimento Cultural para a Terceira Idade da UFJF está com inscrições abertas, até o próximo dia 30, para a 2ª Oficina de Memória. A iniciativa busca atender servidores da UFJF com 50 anos ou mais. Estão programados oito encontros, a partir do dia 7 de maio.

A oficina tem o objetivo de prevenção e trabalha exercícios que estimulam a memorização. “Na verdade, as pessoas não dão atenção devida à perda de memória. Somos impactados por esse processo biológico, mas não pensamos sobre ele. Na oficina, a gente encara isso como um processo de prevenção, com técnicas e instrumentos validados que trabalham o tema de forma lúdica”, detalha Eleuses Amorim, assistente social dos Subsistema Integrado de Atenção à Sáude do Servidor (Siass/UFJF). “É um trabalho multidisciplinar, com a participação de assistentes sociais, médicos e psicólogos.”

A primeira edição aconteceu no ano passado e teve a participação de 12 servidores. A ideia surgiu através de um projeto de extensão semelhante, oferecido pelo Hospital Universitário (HU) aos seus usuários. De acordo com Eleuses, uma das características do funcionalismo público é ter um número considerável de servidores com idade próxima à da aposentadoria. Na UFJF, não é diferente e, a partir desse aspecto, a equipe adaptou o projeto existente no HU e começou a oferecê-lo aos professores e técnico-administrativos. Para a segunda edição, o número de participantes será o mesmo, com 12 ou, no máximo, 14 pessoas. “A gente espera que o servidor viva essa experiência, que é uma área nova para nós; portanto, queremos proporcionar da melhor maneira possível essa possibilidade de vivencia”.

O evento é uma parceria do Polo com o SIASS/UFJF. Serão oito encontros a partir do dia 7 de maio, das 15h às 17h, na sede do Polo, que fica na Av. Barão do Branco, 3.372, no Centro (ao lado do HPS). Para se inscrever, os interessados devem entrar em contato com a Casa de Cultura pelo telefone 3215-4694 ou pelo emailpolodoenriquecimentocultural@gmail.com e fornecer nome, telefone, email, setor e idade.

Outras informações:

(32) 3215-4694 (Polo de Enriquecimento Cultural para a Terceira Idade)