SCImagoA Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está avançando a cada ano nos rankings que avaliam o desenvolvimento de sua pesquisa e pós-graduação. A instituição subiu duas posições entre as universidades latino-americanas no SCImago Insitution Rankings (SIR), passando da 53ª para a 51ª posição. Nos últimos seis anos, houve o avanço de 26 posições (ver quadro). Já entre as instituições da Iberoamérica (América Latina, Portugal e Espanha), a UFJF subiu quatro colocações, passando da 104ª para a 100ª posição. No Brasil, a UFJF ocupa a 32ª colocação.

O ranking, organizado pela empresa espanhola SCImago Institutions Ranking, avalia a quantidade de produções científicas publicadas nos últimos cinco anos pelas universidades e centros de ensino e pesquisa latinos, com o objetivo de aprimorar a visibilidade científica das instituições. A classificação é feita a partir do número artigos publicados na plataforma Scopus no período de cinco anos. A lista deste ano considera os 2.502 artigos da UFJF, de 2009 a 2013. Comparado à lista de 2009, que considera os artigos de 2003 a 2007, o número representa um aumento de mais de 270%.

Ainda conforme dados da pesquisa, cerca de um terço dos artigos publicados estão em revistas de referência em suas respectivas áreas e 23,9% dos trabalhos foram feitos em colaboração com pesquisadores internacionais.

Para o reitor Júlio Chebli, os resultados são um reflexo dos investimentos realizados pela UFJF nos últimos anos nas áreas de pesquisa, de pós-graduação, na capacitação e na ampliação do quadros docentes. “Este crescimento na produção científica da nossa instituição, refletido no ranking, é um estímulo a continuarmos perseguindo a valorização da pesquisa e do trabalho e talento de nossos pesquisadores. É um belo desafio buscar, a cada ano, novos saltos, que valorizem ainda mais a UFJF.”

Na avaliação do pró-reitor adjunto de pós-graduação Lyderson Facio Viccini, vários são os fatores que possibilitaram esse crescimento. “Tivemos capacitação e contratação de docentes com doutorado, criação de novos cursos de pós-graduação, ampliação de infraestrutura, como criação e reforma de laboratórios, recursos próprios para pagamento de bolsas e, principalmente, estímulo à internacionalização, com o lançamento de vários editais nesse sentido”.

Segundo o professor do curso de Medicina da UFJF, que realiza um acompanhamento constante desses dados, Alexander Moreira-Almeida, a expansão dos Programas de Pós-Graduação, o investimento em internacionalização e a captação de recursos para pesquisas permitem o crescimento desses índices avaliados. Almeida também chama atenção para a contribuição da graduação na pesquisa científica da instituição. “A iniciação científica é um excelente instrumento de identificação, estímulo e treinamento do futuro pesquisador”, afirma.

Ainda segundo o professor, o próximo passo para melhorar a pesquisa científica na UFJF é fomentar o intercâmbio de professores e alunos com outras instituições de Ensino Superior, a fim de trocar informações e metodologias com outras universidades e outros países.

O ranking do SCImago Insitution Rankings (SIR) avalia 401 universidades em toda a América Latina, Portugal e Espanha.

Confira os resultados

Outras informações: www.scimagoir.com/