A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) possui atualmente cerca de cem  pessoas com algum tipo de deficiência, de acordo com questionário respondido por alunos e servidores através do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). Para estreitar a relação com este grupo, a Coordenação de Acessibilidade Educacional, Física e Informacional (Caefi) realiza o “II Café com a Caefi”. O evento acontece na quinta, 26, às 18h, no Anfiteatro das Pró-reitorias.

Assim como na primeira edição, o foco será conhecer, propor melhorias e criar vínculos para futuras parcerias e trabalhos conjuntos. O encontro, em clima descontraído e informal, também é uma oportunidade de compartilhar histórias, integrar, dar as boas-vindas aos novatos e informar este público sobre ações e eventos futuros. A Caefi espera conseguir compreender melhor os problemas de acessibilidade na Universidade levantados pelo grupo e trabalhar nas soluções.

Com um campus construído na década de 1960, pessoas com deficiência ainda enfrentam obstáculos na Universidade. A instituição tem incluído elevadores, como na Biblioteca Central e em algumas unidades acadêmicas, e tenta facilitar o acesso dessas pessoas a serviços, por exemplo, aos ônibus que servem para o transporte até o Restaurante Universitário. A questão motora, entretanto, é apenas um delas. Na UFJF, também existem pessoas com necessidades visuais, auditivas e cerebrais, e o papel da Caefi é agir através das demandas, procurando garantir a permanência dos estudantes da instituição, dando a eles o máximo de autonomia possível.