Os alunos do segundo período do curso de Biologia decidiram transformar os trotes de recepção aos calouros. Pela primeira vez, por iniciativa dos estudantes, os novos universitários serão convidados a participar de uma série de atividades com o fim de ajudar crianças, idosos e animais. O Biotrote Solidário reúne campanhas de solidariedade, mutirões e gincanas.

Durante todo o mês de março, os alunos estarão recebendo alimentos não perecíveis, produtos de higiene e limpeza e roupas, a serem doadas para os idosos do Abrigo Santa Helena, do Bairro Vila Ideal. Dois pontos de arrecadação funcionarão, de segundas às sextas, das 8h às 16h, um no saguão da Reitoria, no campus, e outro, no Diretório Acadêmico da Biologia. Para ajudar na arrecadação, os calouros devem participar de uma gincana, que consiste em levar a campanha ao máximo de pessoas possível.

Os mesmos pontos estarão arrecadando roupas e brinquedos, a serem doados para a Associação Creche Carlos Morais, do Bairro Furtado de Menezes. A Atlética de Biologia planeja visitar o local para brincadeiras. Além disso, os alunos do curso devem organizar pequenas hortas para as crianças aprenderem a cuidar.

Os calouros serão convidados ainda a participar de um mutirão, no dia 7 de março, no abrigo da Sociedade Juizforana Protetora dos Animais (SJPA), na BR-040. A iniciativa é aberta a toda a comunidade. A ideia é realizar um mutirão para limpeza, banho e tosa, mas, principalmente levar carinho aos animais abrigados.

De acordo com os idealizadores do Biotrote, será também reforçada a Campanha de Doação de Sangue, promovida pela UFJF. “A ideia de fazer várias campanhas é para realmente transformar o trote, tornar tradição a realização destas novas práticas”, explica João Pedro Mura, aluno do segundo período. Para Sebastião Pacheco, que também participa da organização do Biotrote, as mudanças foram muito bem recebidas pelos próprios veteranos. “O próprio DA disponibilizou sua sala para ser ponto de arrecadação e todos estão envolvidos com esta nova mentalidade”.

As pessoas interessadas em doar os itens para o Abrigo Santa Helena ou para a Creche Carlos Morais e que desejem participar do mutirão na Sociedade Protetora dos Animais podem ligar para os telefones (32) 9174-8234 e 9156-4759, de João Pedro Mura e Sebastião Pacheco, respectivamente.