O Ford 29 foi uma das atrações na terceira edição do evento (Foto: Twin Alvarenga)

Prestigiada pela comunidade acadêmica e pela população em geral, a terceira edição da “Caminhada em Bloco” promovida pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) alegrou o domingo no campus, antecipando em grande estilo a folia do carnaval. A tradicional Banda Daki, tombada como patrimônio imaterial pelo município, cativou o público com seus músicos relembrando marchinhas que fizeram história ao longo do século XX.

O pró-reitor de Cultura, Gerson Guedes, avaliou o evento como positivo, observando a importância de trazer ao público um lazer saudável, ao mesmo tempo em que renova a alegria e a beleza dos antigos carnavais. Fantasias e confetes deram vida ao evento, que contou com uma atração à parte, o Ford 29, item de colecionador que  percorreu o anel viário, passando pelo entorno do lago e do prédio da Reitoria .

A infraestrutura montada para acolher os foliões atraiu não apenas os frequentadores habituais das manhãs de domingo mas, principalmente, as famílias que residem nos bairros ao redor da UFJF. Para as crianças que compareceram ao lado dos pais e dos responsáveis, essa terceira edição da “Caminhadaem Bloco” contou com a participação de estudantes do Instituto de Artes e Design (IAD) para esquentar a folia e animar ainda mais as crianças, que puderam também aprender as músicas que embalaram carnavais antológicos.

“Falei com o pró-reitor que no próximo ano não teremos só um bloco, mais sim uma escola de samba”

Clássicos como “Mamãe eu quero”; “Está chegando a hora”; “Cachaça não é água”; “Acorda Maria Bonita”; “Aurora”; e “Máscara Negra” fizeram parte do repertório escolhido pelo diretor da Banda Daki, Zé Kodak, que elogiou a iniciativa da UFJF, ressaltando a importância de valorizar e resgatar as características do carnaval de rua, que vêm se perdendo ao longo dos anos, com seus momentos de glória fixados em décadas atrás. “Falei com o pró-reitor que no próximo ano não teremos só um bloco, mais sim uma escola de samba, tendo em vista o quanto o projeto cresceu nestes dois anos”, comenta o “General da Banda”.

Outras informações: (32) 2102-3964 (Pró-reitoria de Cultura-UFJF)