Orphée et Eurydice de Gluck em Paris (Foto: Divulgação)

Orphée et Eurydice de Gluck em Paris (Foto: Divulgação)

Em homenagem aos 300 anos de nascimento do compositor Christoph Willibald Gluck, o Projeto Hoje é Dia de Ópera, do Centro Cultural Pró-Música-Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) apresenta, este mês, “Orphée et Eurydice”. O público poderá conferir a versão francesa de 1774 da ópera originalmente composta em 1762, em Viena, nesta terça-feira, a partir das 19h, no Teatro Pró-Música, com entrada franca. Um diferencial do projeto é a exibição da ópera com comentários do coordenador do curso de Música da UFJF, Rodolfo Valverde.

Conforme Valverde, a ópera baseia-se em libretto em italiano de Ranieri de’ Calzabigi, inspirado no mito de Orfeu, que desce a Hades para resgatar a sua amada Eurídice do reino dos mortos. É o mesmo mito que inspirou “L’Orfeo”, de Claudio Monteverdi, apresentada no mês passado, e inúmeras outras óperas. “A obra de Gluck marca a primeira grande reforma da história da ópera à procura de uma nova concepção dramático-musical, resultando em uma partitura de excepcional coesão e rica em contrastes e detalhes orquestrais.”

A montagem exibida – e comentada – no Teatro Pró-Música/UFJF foi dirigida por Robert Wilson para o “Théâtre du Châtelet”, Paris, e interpretada por cantoras, como o mezzo-soprano Magdalena Kozená e sopranos Patricia Petibon e Madeline Bender, além do Coro Monteverdi. Com instrumentos de época, aOrchestre Révolutionnaire et Romantique é regida por John Eliot Gardiner.

Outras informações: (32) 3216-4787 (Assessoria do Centro Cultural Pró-Música-UFJF)

Acompanhe a UFJF nas mídias sociais: Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Soundcloud