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As Tradições Soteriológicas dos Upaniṣads

Objetiva o estudo dos (i) principais Upaniṣads, matriz filosófica fundacional cuja sacralidade reflete uma eficácia epistemológica na realização da identidade fundamental entre o si-mesmo (ātman) e a totalidade (brahman); (ii) suas correntes hermenêuticas, viz., as escolas do Vedānta e suas correlações textuais (e.g., o Bhagavad-Gītā), disciplinares (e.g., tantra, yoga ) e pedagógicas; (iii) e tríade de vias soteriológicas (mārga), viz., conhecimento (jñāna), devoção (bhakti) e ação (karman).

As Escolas Filosóficas do Budismo

Objetiva o estudo dos textos fundamentais do Budismo na Índia: a tradição Theravada (Veículo dos Anciãos) e a tradição Māhāyana (Grande Veículo). A primeira tem seus desdobramentos contemporâneos no Śrī Laṅkā e a segunda disseminou-se pela China, Japão, e outros. A importância da corrente mahāyāna reside na revisão crítica do princípio de impermanência (anitya) e na formulação da noção de vacuidade (śūnya). Suas duas principais escolas são o madhyamaka (Nāgārjuna) e o yogācāra (Vasubandhu).

Estruturas Míticas, Simbólicas e Sociais

Objetiva o estudo das tradições literárias enquanto expressão dinâmica de espiritualidade, sensibilidade artística e sociabilidade: as tradições ritualísticas, épicas e mitológicas (Vedas, Mahābhārata); as tradições artísticas do teatro, cinema, dança e música (Nātya-Sāstra, Bollywood); as tradições de estruturação sócio-política, suas codificações clássicas (dharma-śastras) e seus discursos contemporâneos de ‘subalternidade’; e as tradições ficcionais de uma contemporaneidade pós-colonial.