Anptecre 2023

A ANPTECRE – Associação de Pós-graduação e Pesquisa em Teologia e Ciências da Religião – realizará, no período de 19 a 21 de setembro de 2023, o 9º Congresso ANPTECRE . O evento, que tem com alvo estudantes e docentes dos PPGs da área de Ciências da Religião e Teologia, bem como o Público em Geral, este ano propõe reflexões sobre “A Religião na América Latina e Caribe: conceitos, relações e perspectivas”. Na programação, palestras e comunicações no formato online e presencial, essas acontecerão na PUC Campinas – SP.

Os pesquisadores do NERFI estarão presentes apresentando diversas comunicações acadêmicas, além do lançamento de livro do Prof. Dr. Dilip Loundo. Confira a ementa do nosso Grupo de Trabalho (GT-13):

GT 13: RELIGIÕES E FIOSOFIAS DA ÍNDIA

Dilip Loundo (UFJF)
Maria Lucia Abaurre Gnerre (UFPB)
Cicero Cunha Bezerra (UFS)

A presente Sessão Temática tem por objetivo a investigação sistemática da pluralidade de tradições religiosas e filosóficas que se desenvolveram no subcontinente indiano ao longo de mais de quatro mil anos, bem como diálogos e repercussões destas-tradições no âmbito ocidental. Tal investigação compreende, por um lado, (i) o estudo de práticas rituais e devocionais, narrativas mitológicas, sistemas de moralidade, manifestações artísticas e a produtividade epistemológica, crítica e reflexiva do pós-colonialismo indiano; (ii) e, por outro, a reflexão em torno dos princípios metafísicos, ontológicos, lógicos, éticos e estéticos que caracterizam a especulação filosófica, de caráter cognitivo e soteriológico, das principais escolas de pensamento, viz., Vedanta, Samkhya, Nyaya, Vaisesika, Yoga, Mimamsa, Jainismo, Budismo, Charvaka e Vyakarana e suas releituras. Dentre as fontes de investigação, destacam-se as narrativas originalmente escritas em sânscrito tais como (i) os Veda(s), Dharma Sastras, Mahabharata e Ramayana, a literatura erótico-devocional, as fábulas do Pancatantra, as peças de teatro (natakas); (ii) e os Upanisads, sutras budistas e jainistas, e toda a literatura comentarial. Além destas, destacam-se, ainda, as fontes textuais modernas e contemporâneas de caráter socioantropológico, histórico e literário. Todos estes elementos integram o campo temático do grupo.