Cultura e lazer
A UFJF tem contribuído de forma relevante para a política cultural em Juiz de Fora e Governador Valadares, por meio de ações e desenvolvimento de projetos e propostas que visam a utilização democrática de seus espaços voltados para manifestações artísticas e práticas de arte/educação, cultura e lazer. Hoje, a Pró-reitoria de Cultura da UFJF administra sete órgãos suplementares (Forum da Cultura, Cine-Theatro Central, Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), Memorial da República Presidente Itamar Franco (MRPIF), Centro Cultural Pró-Música (ao qual está vinculada a Escola de Artes Pró-Música), Centro de Conservação da Memória (Cecom) e Museu de Arqueologia e Etnologia Americana (Maea), e três órgãos estáveis (Coral da UFJF, Coral Pró-Música e Orquestra Sinfônica Pró-Música).
Além disso, a Procult mantém a Galeria Espaço Reitoria, as salas expositivas Tlegapé, Mehtl’on e Tchóre na casa-sede do Jardim Botânico, a Sala Professor Franz Hochleitner no Centro de Ciências, e o Museu da Moda Social (Mmos), em espaço contíguo à Escola de Artes Pró-Música. Também oferece suporte ao Setor de Comunicação, Cultura e Eventos do Campus Avançado da UFJF em Governador Valadares.
Um dos espaços mais celebrados da instituição é o Cine-Theatro Central, localizado no coração da cidade de Juiz de Fora, a Rua Halfeld. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o teatro foi construído em 1929, tornando-se um dos principais templos das artes e da cultura no Brasil. É possível conhecê-lo a partir das Visitas Guiadas, que devem ser agendadas previamente, tendo duração estimada de 40 minutos com mediação de uma equipe especializada.
Outro relevante símbolo da cidade é o Mamm, com exposições abertas ao público, trazendo diferentes olhares sobre arte e cultura. No museu, o visitante encontra significativo patrimônio cultural constituído pelo acervo bibliográfico, documental e de artes plásticas relacionado com a vida, a crítica e a obra literária do poeta juiz-forano, reconhecido internacionalmente. A coleção de artes plásticas abriga importantes nomes no contexto do Modernismo, como Pablo Picasso, Joan Miró, Georges Braque, Giorgio De Chirico, Cândido Portinari, Alberto Guignard, entre outros.
Inaugurado em 2015, o Memorial da República Presidente Itamar Franco reúne registros do período da República do Brasil até os dias atuais e acervo documental, mobiliário e artístico sobre a trajetória do ex-presidente. Mais do que um simples espaço expositivo, é uma casa dinâmica, onde política, economia, cultura, história e arte fazem da imersão no local uma experiência de conhecimento e reflexão.
O histórico casarão do Forum da Cultura, mais antigo espaço cultural da UFJF, abriga o Centro de Estudos Teatrais/Grupo Divulgação, o Museu de Cultura Popular, a Galeria de Arte, sendo ainda a sede do Coral Universitário. Importante: Todos os espaços da Universidade são abertos ao público, com entrada gratuita, à exceção da ocupação por produções externas no Cine-Theatro Central.
No campus universitário, um dos prédios que chamam a atenção de quem passa pela UFJF é o Centro de Ciências, criado a partir de iniciativas das pró-reitorias de Pós-Graduação e Pesquisa (Propp) e de Extensão (Proex) da UFJF, e de professores dos Institutos de Ciências Exatas (ICE) e de Ciências Biológicas (ICB), do Colégio de Aplicação João XXIII e da Faculdade de Engenharia. Na Sala Professor Franz Hochleitner, administrada pelo Maea/Procult, se encontra um painel com imagens da Porta do Sol, um antigo monumento existente na Bolívia, decodificado pelo pesquisador.
Com sua gênese em agosto de 2006, o Centro de Ciências é um complexo de divulgação científica que conta com planetário, observatório astronômico, museus (incluindo a sala do Museu de Malacologia Prof. Maury Pinto de Oliveira) e exposições. Inaugurado em junho de 2017, o novo prédio, no Campus, ocupa mais de 3 mil metros quadrados, com capacidade para receber cerca de 700 visitantes. Sua missão é aproximar a ciência da comunidade, expandindo o conhecimento para além dos muros da Universidade. Todas as atrações são abertas à população, com entrada gratuita.
Jardim Botânico e outras opções ao ar livre
O Jardim Botânico da UFJF está situado na Mata do Krambeck, um dos maiores remanescentes de floresta Atlântica em área urbana do Brasil. O Jardim, localizado na Zona Norte da cidade, é um espaço público de preservação e conservação da sociobiodiversidade. Oferece diversas possibilidades de visita, entre trilhas, roteiros educativos e Laboratório Casa Sustentável. O funcionamento é de terça a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos domingos, das 9h às 17h. Última entrada às 16h. A visitação é gratuita.
O campus universitário conta com área aberta e arborizada para caminhada e corrida, além de ciclovia. São 2.200 metros de pista e o anel viário ainda conta com estacionamento no seu entorno. No centro do campus, perto do prédio da Reitoria, ainda há a Praça Cívica e seus 10 mil metros quadrados, com uma grande área aberta e uma concha acústica; pista de street park, ponto de encontro dos praticantes de skate; e Jardim Sensorial, estrutura composta por três canteiros que recebe visitas guiadas e permite o contato direto com a natureza.
Coral Universitário
O Coral da Universidade Federal de Juiz de Fora, órgão suplementar vinculado à Pró-reitoria de Cultura, tem entre seus objetivos a divulgação da produção musical regional, nacional e internacional e o estímulo à produção e ao desenvolvimento musicais na comunidade acadêmica. Estudantes, ex-alunos, professores e funcionários da UFJF, ativos ou já aposentados, além de membros da comunidade não acadêmica, compõem o grupo, que hoje se caracteriza pelo repertório diversificado, transitando entre o erudito, o sacro, o profano e o folclore nacional.
Confira as informações sobre os espaços culturais:
Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM)
Endereço: Rua Benjamin Constant, 790.
Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 18h. Sábado, das 13h às 18h. Domingo, só com agendamento pelo e-mail arteeducacao.mamm@ufjf.br.
Telefone (32) 2102-3582/3583 .
Memorial da República Presidente Itamar Franco
Endereço: Rua Benjamin Constant, 790.
Funcionamento: de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 17h.
Temporariamente fechado aos sábados e domingos.
Visitas agendadas pelo e-mail: cultura.memorial@ufjf.br
Telefone: (32) 2102-3594.
Endereço: Rua Santo Antônio, 1112.
Visitação de até 25 minutos com agendamento prévio pelo e-mail forumdacultura@gmail.com e/ou telefone (32) 2102-6305/6306.
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h.
Endereço: Praça João Pessoa, S/N – Centro.
Visitas guiadas pelo e-mail cinetheatrocentral@ufjf.br.
Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e de 14h às 17h. Sábado, das 9h às 12h.
Telefones (32) 2102-6329/6330
Endereço: Avenida Barão do Rio Branco, 2329.
Funcionamento administrativo: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
E-mail: secretaria.promusica@ufjf.br.
Telefones: (32) 2102-6332/6333
Endereço: Avenida Barão do Rio Branco, 3372.
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Centro de Conservação da Memória
Endereço: Avenida Getúlio Vargas, 763, esquina com Rua Floriano Peixoto.
Telefone: (32) 2102-6339.
Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
O grupo mantém atividades presenciais com ensaios de naipe no Forum da Cultura, Rua Santo Antônio, 1112.
Museu de Arqueologia e Etnologia Americana
Endereço: Avenida Barão do Rio Branco, 3460.
Telefone (32) 2102-6380