Fechar menu lateral

LMD celebra produção científica em 2023 com premiações e destaques internacionais

Durante o ano de 2023, o Laboratório de Mídia Digital (LMD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) destacou-se em presença e publicação de artigos em congressos de âmbito nacional e internacional, além da edição de livros e recebimento de prêmios. A efetiva atuação dos pesquisadores, além de contribuir para a divulgação científica, também endossa a experiência dos integrantes do grupo.

Um dos trabalhos de destaque do LMD foi a publicação do e-book Narrativas imersivas em meio digital: a websérie Se eu estivesse aí, obra organizada pelo líder do LMD e professor do PPGCOM/UFJF, Carlos Pernisa Júnior e pela professora da UFOP e integrante do LMD, Luana Viana. A edição é fruto do trabalho conjunto de diversos membros do grupo e procura compreender como a experiência imersiva proposta pela narrativa digital reverbera em diferentes dimensões. 

Também foi publicado o artigo Metaverso – Possibilidades para um ambiente imersivo, trabalho que apresenta as atuais pesquisas dos professores Carlos Pernisa Júnior – FACOM/UFJF e Marcelo Ferreira Moreno – ICE/UFJF, na edição de número 49 da Alceu – Revista de Comunicação, Cultura e Política, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio.

 

Premiações

A tese da pesquisadora Dra. Luana Viana, recebeu menção honrosa na 18ª edição do Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo (PAGF 2023). Concedida pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) desde 2004, a premiação tem como proposta o reconhecimento de trabalhos acadêmicos desenvolvidos em instituições de ensino superior e pesquisa, valorizando a atuação de pesquisadores brasileiros.

Outro destaque do trabalho realizado pelo grupo foi o título de “melhor paper”, concedido ao artigo “Towards a representation model and fog-based device orchestration for audio-centric pervasive storytelling”, apresentado no 4th International Symposium on the Internet of Sounds (IS2 2023). O trabalho foi elaborado a partir da pesquisa realizada pelos coordenadores do LMD e professores da UFJF, Carlos Pernisa Júnior e Marcelo Moreno, pelo mestre em Ciência da Computação Pedro Ventura e pelo professor da University of Erlangen-Nürnberg e Fraunhofer I, Nils Peters.

Ainda na cena internacional, o LMD também esteve presente na 9ª Escuela de Verano ALAIC 2023 (Associação Latino-Americana de Pesquisadores em Comunicação), na Colômbia. A discente Monique Ferreira participou do evento, levantando discussões sobre a pesquisa desenvolvida em seu doutorado, intitulada “Jóvenes, visualidades y redes de noticias: Un estudio sobre lecturas y circulación de la fotografía periodística en entornos virtuales”.

Participação em eventos

Além dessas realizações, os membros do LMD apresentaram artigos em diversos eventos ao longo de 2023. No V Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, a doutoranda Monique Ferreira Campos e o professor Carlos Pernisa Júnior apresentaram o trabalho intitulado A condição pós-fotográfica no jornalismo: uma proposta de análise sob as perspectivas teóricas da midiatização. 

Em conjunto com as discentes Ana Carolina Campos de Oliveira e Susana Azevedo Reis, do grupos de pesquisas “Narrativas midiáticas e dialogias” e “Comunicação, Cidade e Memória”, a doutoranda Cristiane Turnes Montezano, do LMD, teve o artigo “O conteúdo esportivo nas plataformas de streaming: uma análise audiovisual” selecionado para integrar a revista Disertaciones, produzida pela equipe organizadora do 6º Congresso Internacional Media Ecology and Image Studies – A consolidação dos seres media, cujo lançamento deve ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano.

No mesmo evento, artigos de outros participantes do grupo também compuseram e-books publicados pela organização do evento, entre eles:

A jornada do telespectador/interator na TV 3.0de autoria de Carlos Pernisa Júnior, Marcelo Ferreira Moreno, Stanley Cunha Teixeira e Cristiane Turnes Montezano, no e-book Tecnologias narrativas;

FlanandoJF: memórias na cidade e no ciberespaçoMariana de Toledo Lopes e Carlos Pernisa Júnior, no e-book De olho na notícia.

Já no XIV Encontro Nacional de História da Mídia – ALCAR, a doutoranda Cristiane Turnes Montezano e o professor Carlos Pernisa Júnior, em parceria com a doutoranda Susana Azevedo Reis, apresentaram o artigo intitulado “Omeleteve e as Narrativas de Memória e Nostalgia na Cultura Pop: uma Análise da Série ‘1980: Década Animada’”. A parceria entre as doutorandas se estendeu para o Congresso Internacional Comunicação e Consumo 2023, COMUNICON, com a apresentação e publicação do trabalho Artists’ Alley e Artists’ Valley: o álbum de figurinhas como dispositivo de consumo e de memória, sob a supervisão da professora Christina Ferraz Musse, do PPGCOM da UFJF.

O 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, INTERCOM, evento realizado na PUC-Minas, em Belo Horizonte, também recebeu discussões propostas pelos integrantes do LMD. Entre elas:

Para além das quatro linhas: uma análise da cobertura da Copa do Mundo de Futebol Feminino no Jornal Hoje e no Jornal Nacional – Ana Carolina Campos de Oliveira, Cristiane Turnes Montezano e Claudia de Albuquerque Thomé – coordenadora do PPGCOM/UFJF;

Juventude e fotojornalismo: em busca das conexões possíveis na atual cultura digital – Monique Ferreira Campos e Carlos Pernisa Júnior;

O conceito de identidade nos ambientes digitais – Mariana de Toledo Lopes e Carlos Pernisa Júnior;

A Construção Colaborativa da Narrativa em Bandersnatch: Um Estudo da Interação entre Autor e Interator na Plataforma de Streaming Netflix – Mariana de Toledo Lopes e Michelle Ferreira Cafiero Soares;

Metaverso(s) alternativo(s) – Ana Clara Fernandes Marrazzo, Lucas Santos Silva de Souza, Ana Beatriz Ferreira de Oliveira dos Santos e Carlos Pernisa Júnior.

Outro congresso que já faz parte do calendário do LMD é o Simpósio Nacional da ABCiber, promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura, que, em 2023, recebeu as seguintes contribuições do grupo:

Linguagens híbridas no rádio digital terrestreHelena Cristina Amaral Silva e Carlos Pernisa Júnior;

A narrativa no CiberespaçoMariana de Toledo Lopes e Carlos Pernisa Júnior;

Realidade Aumentada e phygital: integração entre espaços físicos e virtuais em direção a ambientes imersivos interativos – Carlos Pernisa Júnior, Mariana de Toledo Lopes, Lucas Santos Silva de Souza, Ana Clara Fernandes Marrazzo e Ana Beatriz Ferreira de Oliveira dos Santos.

 

Projetos relacionados entre pesquisa e extensão

O aplicativo LD.Edu, um projeto desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Lima Duarte, por meio da Secretaria de Educação, teve seus primeiros testes realizados em 2023. Os pesquisadores Carlos Pernisa Júnior, Marcelo Moreno e Stanley Cunha Teixeira coordenam as atividades e realizaram visitas à cidade e testes de usabilidade do aplicativo, que, após ajustes, será utilizado por professores e estudantes da rede municipal de ensino.

A participação dos pesquisadores Carlos Pernisa Júnior, Marcelo Moreno, Stanley Teixeira e Cristiane Turnes Montezano no Grupo de Trabalho de Codificação de Aplicações do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD) do Projeto TV 3.0 também foi destaque no ano passado. As reuniões semanais visavam discutir a implementação da TV 3.0 no Brasil e contavam com a presença de pesquisadores de diferentes universidades e centros de pesquisa e desenvolvimento, além de fabricantes de televisores, de transmissores e desenvolvedores de software e radiodifusores brasileiros. O projeto apresentou resultados parciais da pesquisa no artigo no “Possibilities for the New Viewer/Interactor Journey in TV 3.0″, apresentado no Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web – WebMedia 2023. Ainda no evento o professor Marcelo Moreno ministrou a palestra “Projeto TV 3.0: Expectativas atuais e perspectivas futuras”, sobre o tema.

 

LMD na FACOM

A partir de 2023, o LMD passou a contar com a participação de uma nova integrante, a professora Kérley Winques, que assumiu o cargo de professora na FACOM/UFJF e de docente permanente no PPGCOM/UFJF. A pesquisadora, que atualmente se debruça sobre estudos acerca da plataformização, atua no grupo desde o segundo semestre. Kérley ministrou, durante 21º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo – SBPJor, a oficina Artigos científicos de impacto: aspectos práticos, técnicos e éticos.

A FACOM/UFJF também foi palco de discussões e atividades que contaram com a participação do LMD. O Encontro Regional de Comunicação, ERECOM, realizado de 20 a 24 de novembro, teve em sua equipe organizadora a mestranda Mariana Lopes, que contribuiu com a parte gráfica e elaboração do hotsite do evento. Durante as atividades do evento, a doutoranda Helena Amaral apresentou o trabalho “Literacia midiática no podcast universitário Coronavírus em Xeque”. Os discentes Lucas Souza, Ana Clara Marrazzo e Ana Beatriz dos Santos, sob orientação do professor Carlos Pernisa Júnior, apresentaram o trabalho Metaverso: possibilidades sonora e em realidade aumentada”. Ainda durante o evento, a professora Kérley Winques apresentou o artigo “A importância de olhar o algoritmo para além do algoritmo”.

Em parceria com o PPGCOM, o evento também abarcou a X edição das Jornadas Internas, em que foram apresentadas as pesquisas intituladas “Viabilidades de remediação do rádio terrestre brasileiro na contemporaneidade”, de Helena Amaral, sob a orientação do prof. Carlos Pernisa Júnior e coorientação do prof. Marcelo Ferreira Moreno, e “As possibilidades de imersão na narrativa através da tecnologia e-Motion”, de Mariana de Toledo Lopes, sob a orientação do prof. Carlos Pernisa Júnior e coorientação do Dr. Stanley Teixeira Cunha. Além disso, uma série de oficinas foram oferecidas aos discentes da graduação e pós-graduação, entre elas, “Edição de audiovisual”, oferecido pela mestranda Mariana Lopes.

O LMD ainda participou do III Colóquio de Grupos de Pesquisa do PPGCOM-UFJF, evento que reúne os grupos de pesquisa vinculados ao programa, com o objetivo de promover exposições e debates sobre as atividades desenvolvidas no âmbito destes grupos.

O 4º Encontro de Semiótica do Projeto recebeu dois trabalhos desenvolvidos por participantes do LMD. A doutoranda Monique Ferreira Campos apresentou seu trabalho Tecnologias digitais e os sentidos da imagem fotojornalística contemporânea. Já o professor Carlos Pernisa Júnior e os discentes e bolsistas da graduação em Rádio, TV e Internet, Lucas Silva, Ana Clara Marrazzo e Ana Beatriz Santos, apresentaram o artigo Metaverso: Possibilidades Sonora e em Realidade Aumentada.