Fechar menu lateral

LMD publica e-book sobre experiência imersiva proposta por websérie

Por Monique Campos

“Narrativas imersivas em meio digital: a websérie ‘Se eu estivesse aí’” é resultado de diversas investigações realizadas por integrantes do grupo de pesquisa Laboratório de Mídia Digital (LMD) que partem de diferentes olhares e abordagens sobre o conceito de imersividade. O livro reúne textos que têm como objetivo compreender como a experiência imersiva proposta por uma narrativa reverbera em diferentes dimensões. São sete capítulos, independentes entre si, que possuem o objeto de investigação em comum: a websérie “Se eu estivesse aí”.

Com o objetivo de proporcionar uma experiência imersiva por meio de áudio 3D e narrativa em primeira pessoa, a websérie conta a história de um casal que vivencia sua separação em meio à pandemia da covid-19. Isolados, os personagens trocam mensagens de áudio, estas que conferem ao público uma sensação de presença na história e dão sentido à narrativa. No que diz respeito aos recursos tecnológicos, a websérie foi produzida com o uso de microfone binaural e câmeras subjetivas. Os pesquisadores e autores dos estudos que compõem o e-book observam a construção da narrativa a partir dos elementos considerados imersivos.

A obra coletiva teve a organização do professor do PPGCOM/UFJF e líder do LMD, Carlos Pernisa Júnior, e da doutora pelo PPGCOM/UFJF e integrante do LMD, Luana Viana. “Narrativas imersivas em meio digital: a websérie ‘Se eu estivesse aí’” foi publicada pela Editora da UFJF e está disponível para leitura em meio digital. O lançamento oficial acontecerá em breve.