Close side menu

Congresso Internacional de Matemáticos 2014

O Congresso Internacional de Matemáticos (ICM), maior evento da matemática mundial, começa nesta quarta-feira 13 de agosto, em Seul, Coreia do Sul, e terá situações inéditas envolvendo o Brasil. Esta será a primeira vez em que quatro matemáticos do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) participarão como palestrantes. O brasileiro Artur Avila, do IMPA, também é cotado para receber uma das quatro Medalhas Fields, reconhecimento equivalente ao Prêmio Nobel da matemática.
O diretor-geral do IMPA, César Camacho, informou que desde a criação do evento em 1897, 14 pesquisadores brasileiros já foram convidados a proferir palestras, mas nos eventos anteriores os brasileiros nunca haviam passado de dois.

O ICM é  realizado a cada 4 anos em um país diferente. Em 2018 ele terá lugar no Rio de Janeiro. Será a primeira vez na história que o ICM acontecerá no Hemisfério Sul. A SBM e o IMPA vão realizar uma campanha para divulgar esta iniciativa em todo o Brasil e, especialmente, nas nossas Escolas.

Mais informações sobre o ICM 2014 em http://www.icm2014.org