O MBA em Empreendedorismo, Inovação e Novos Negócios tem como objetivo desenvolver as competências necessárias para a criação e crescimento de novos negócios baseados em produtos e serviços inovadores, a partir de uma abordagem aplicada e multidisciplinar da gestão.
Como objetivos específicos, tem-se:
✓ Compreender o processo de criação de novos negócios;
✓ Analisar criticamente as características do crescimento de novos negócios;
✓ Desenvolver habilidades mercadológicas, de gestão de pessoas, de operações e de finanças, aplicadas ao contexto de criação e crescimento de novos negócios;
✓ Desenvolver habilidade de construir um plano de crescimento de novo negócio;
✓ Desenvolver habilidades estratégicas para análise de mercados e de organizações;
✓ Refletir sobre o papel do fundador/empreendedor no processo de desenvolvimento de novos negócios.
O curso é destinado a formados em qualquer área e curso de graduação, e que vivenciam experiências e desafios empreendedores ou que pretendem desenvolver projetos de novos negócios. O curso oferecerá oportunidades de desenvolvimento profissional para aqueles que têm interesse em criar novas empresas do zero, ou para os que já possuem algum empreendimento e desejam construir planos de crescimento. Também oferecerá conhecimentos e habilidades para gestores de empresas que desejam crescer através da diversificação de novos negócios e mercados. O curso trará bagagem teórica apoiada em situações práticas e reais, articulando conhecimentos de diferentes áreas da gestão.
O empreendedorismo e a inovação são reconhecidamente motores de desenvolvimento social e econômico, a ponto de já serem base para políticas públicas em diversos países, blocos internacionais e no Brasil. Taís políticas visam fomentar o crescimento destas atividades e têm obtido sucesso em mobilizar desejo e interesse profissional nesta direção, tanto de jovens em início de carreira quanto em profissionais em estágios mais avançados.
O crescimento do interesse pelo empreendedorismo e pela inovação tem impulsionado o surgimento de projetos de novos negócios por parte de pessoas e de organizações. No entanto, o processo de criação e crescimento de novos negócios envolve especificidades estratégicas diferentes dos processos clássicos de gestão empresarial, exigindo abordagens específicas para as atividades de finanças, marketing, pessoas e operações.
É neste contexto que foi desenhado este MBA, que aborda o processo empreendedor e do desenvolvimento de produtos e serviços inovadores a partir de uma perspectiva contemporânea e ancorada no contexto brasileiro, visando apoiar aos projetos e desafios reais dos participantes.
A proposta do curso é contribuir para o desenvolvimento técnico e comportamental dos alunos, fortalecendo a conexão entre a universidade e a sociedade, de modo a permitir melhores práticas empresariais, impactando positivamente o resultado das organizações, geração de emprego, renda e economia local.
Turma A – Encontros presenciais às terças e quintas-feiras, das 18h30 às 22h30
Turma B – Encontros remotos (online síncrono) às terças e quintas-feiras, das 18h30 às 22h30
As aulas serão ministradas de março a dezembro de 2025, exceto nos dias próximos a feriados.
380 horas aula
Para turma 2025, pela prestação do Curso o inscrito pagará a importância de R$ 10.320,00, que pode ser pago em 16 parcelas de R$ 645,00 ou à vista com 7% de desconto, no valor de R$ 9.597,60.
Prof. Dr. Thiago Gomes de Almeida
Contato: mbaempreendedorismo@ufjf.br
Disciplina | CH |
Criação e Crescimento de Novos Negócios | 40 |
Ambiente macroeconômico | 10 |
Digital Growth Marketing | 20 |
Liderança e gestão de equipes | 20 |
Laboratório de Inteligência Artificial e Novos Negócios | 10 |
Finanças Aplicada ao Plano de Negócios | 20 |
Finanças Aplicada ao Crescimento | 20 |
Estratégias de marketing | 20 |
Laboratório de Estratégias de Novos Negócios | 20 |
Competição de Planos de Negócios | 20 |
Pesquisa de Mercado e Criação de Estratégias | 30 |
Big Data Analytics e Identificação de Oportunidades de Inovação | 20 |
Modelagem de Produtos e Serviços Inovadores | 20 |
Fundamentos de Administração de projetos | 10 |
Metodologia científica | 20 |
Construção de Networking Empreendedor | 10 |
Planejamento Profissional | 20 |
Gestão de pessoas | 20 |
Gestão de carreira | 10 |