Fechar menu lateral

MBA em Empreendedorismo, Inovação e Novos Negócios

Objetivo do curso

O MBA em Empreendedorismo, Inovação e Novos Negócios tem como objetivo desenvolver as competências necessárias para a criação e crescimento de novos negócios baseados em produtos e serviços inovadores, a partir de uma abordagem aplicada e multidisciplinar da gestão.

Como objetivos específicos, tem-se:

✓ Compreender o processo de criação de novos negócios;
✓ Analisar criticamente as características do crescimento de novos negócios;
✓ Desenvolver habilidades mercadológicas, de gestão de pessoas, de operações e de finanças, aplicadas ao contexto de criação e crescimento de novos negócios;
✓ Desenvolver habilidade de construir um plano de crescimento de novo negócio;
✓ Desenvolver habilidades estratégicas para análise de mercados e de organizações;
✓ Refletir sobre o papel do fundador/empreendedor no processo de desenvolvimento de novos negócios.

Público-alvo

O curso é destinado a formados em qualquer área e curso de graduação, e que vivenciam experiências e desafios empreendedores ou que pretendem desenvolver projetos de novos negócios. O curso oferecerá oportunidades de desenvolvimento profissional para aqueles que têm interesse em criar novas empresas do zero, ou para os que já possuem algum empreendimento e desejam construir planos de crescimento. Também oferecerá conhecimentos e habilidades para gestores de empresas que desejam crescer através da diversificação de novos negócios e mercados. O curso trará bagagem teórica apoiada em situações práticas e reais, articulando conhecimentos de diferentes áreas da gestão.

Mercado de trabalho

O empreendedorismo e a inovação são reconhecidamente motores de desenvolvimento social e econômico, a ponto de já serem base para políticas públicas em diversos países, blocos internacionais e no Brasil. Taís políticas visam fomentar o crescimento destas atividades e têm obtido sucesso em mobilizar desejo e interesse profissional nesta direção, tanto de jovens em início de carreira quanto em profissionais em estágios mais avançados.

O crescimento do interesse pelo empreendedorismo e pela inovação tem impulsionado o surgimento de projetos de novos negócios por parte de pessoas e de organizações. No entanto, o processo de criação e crescimento de novos negócios envolve especificidades estratégicas diferentes dos processos clássicos de gestão empresarial, exigindo abordagens específicas para as atividades de finanças, marketing, pessoas e operações.

É neste contexto que foi desenhado este MBA, que aborda o processo empreendedor e do desenvolvimento de produtos e serviços inovadores a partir de uma perspectiva contemporânea e ancorada no contexto brasileiro, visando apoiar aos projetos e desafios reais dos participantes.

A proposta do curso é contribuir para o desenvolvimento técnico e comportamental dos alunos, fortalecendo a conexão entre a universidade e a sociedade, de modo a permitir melhores práticas empresariais, impactando positivamente o resultado das organizações, geração de emprego, renda e economia local.

Dia e horário das aulas

– às terças e quintas das 18:30h às 22:30h

As aulas serão ministradas de forma presencial de março a dezembro de 2024, exceto nos dias próximos a feriados. De março a abril de 2025, serão ofertadas as disciplinas online que compõe o currículo, sendo promovidos encontros virtuais também aos sábados, nos mesmos horários.

Carga horária

380 horas aula

Investimento

Para turma 2025, pela prestação do Curso o inscrito pagará a importância de R$ 10.320,00, que pode ser pago em 16 parcelas de R$ 645,00 ou à vista com 7% de desconto, no valor de R$ 9.597,60.

Coordenação

Prof. Dr. Thiago Gomes de Almeida

Contato: mbaempreendedorismo@ufjf.br

 

Grade do curso
Disciplina CH
Criação e Crescimento de Novos Negócios 40
Ambiente macroeconômico 10
Digital Growth Marketing 20
Liderança e gestão de equipes 20
Laboratório de Inteligência Artificial e Novos Negócios 10
Finanças Aplicada ao Plano de Negócios 30
Finanças Aplicada ao Crescimento 20
Estratégias de marketing 20
Laboratório de Estratégias de Novos Negócios 20
Competição de Planos de Negócios 20
Pesquisa de Mercado e Criação de Estratégias 30
Big Data Analytics e Identificação de Oportunidades de Inovação 20
Modelagem de Produtos e Serviços Inovadores 30
Fundamentos de Administração de projetos 10
Metodologia científica 20
Contrução de Networking Empreendedor 10
Planejamento Profissional 20
Gestão de pessoas 20
Gestão de carreira 10
Inscrições