MBA em Empreendedorismo, Inovação e Novos Negócios

Objetivo do curso

O MBA em Empreendedorismo, Inovação e Novos Negócios tem como objetivo desenvolver as competências necessárias para a criação e crescimento de novos negócios baseados em produtos e serviços inovadores, a partir de uma abordagem aplicada e multidisciplinar da gestão.

Como objetivos específicos, tem-se:

✓ Compreender o processo de criação de novos negócios;
✓ Analisar criticamente as características do crescimento de novos negócios;
✓ Desenvolver habilidades mercadológicas, de gestão de pessoas, de operações e de finanças, aplicadas ao contexto de criação e crescimento de novos negócios;
✓ Desenvolver habilidade de construir um plano de crescimento de novo negócio;
✓ Desenvolver habilidades estratégicas para análise de mercados e de organizações;
✓ Refletir sobre o papel do fundador/empreendedor no processo de desenvolvimento de novos negócios.

Público-alvo

O curso é destinado a formados em qualquer área e curso de graduação, e que vivenciam experiências e desafios empreendedores ou que pretendem desenvolver projetos de novos negócios. O curso oferecerá oportunidades de desenvolvimento profissional para aqueles que têm interesse em criar novas empresas do zero, ou para os que já possuem algum empreendimento e desejam construir planos de crescimento. Também oferecerá conhecimentos e habilidades para gestores de empresas que desejam crescer através da diversificação de novos negócios e mercados. O curso trará bagagem teórica apoiada em situações práticas e reais, articulando conhecimentos de diferentes áreas da gestão.

Mercado de trabalho

O empreendedorismo e a inovação são reconhecidamente motores de desenvolvimento social e econômico, a ponto de já serem base para políticas públicas em diversos países, blocos internacionais e no Brasil. Taís políticas visam fomentar o crescimento destas atividades e têm obtido sucesso em mobilizar desejo e interesse profissional nesta direção, tanto de jovens em início de carreira quanto em profissionais em estágios mais avançados.

O crescimento do interesse pelo empreendedorismo e pela inovação tem impulsionado o surgimento de projetos de novos negócios por parte de pessoas e de organizações. No entanto, o processo de criação e crescimento de novos negócios envolve especificidades estratégicas diferentes dos processos clássicos de gestão empresarial, exigindo abordagens específicas para as atividades de finanças, marketing, pessoas e operações.

É neste contexto que foi desenhado este MBA, que aborda o processo empreendedor e do desenvolvimento de produtos e serviços inovadores a partir de uma perspectiva contemporânea e ancorada no contexto brasileiro, visando apoiar aos projetos e desafios reais dos participantes.

A proposta do curso é contribuir para o desenvolvimento técnico e comportamental dos alunos, fortalecendo a conexão entre a universidade e a sociedade, de modo a permitir melhores práticas empresariais, impactando positivamente o resultado das organizações, geração de emprego, renda e economia local.

Dia e horário das aulas

– às terças e quintas das 18:30h às 22:30h

As aulas serão ministradas de forma presencial de março a dezembro de 2024, exceto nos dias próximos a feriados. De março a abril de 2025, serão ofertadas as disciplinas online que compõe o currículo, sendo promovidos encontros virtuais também aos sábados, nos mesmos horários.

Carga horária

380 horas aula

Investimento

Para turma 2025, pela prestação do Curso o inscrito pagará a importância de R$ 10.320,00, que pode ser pago em 16 parcelas de R$ 645,00 ou à vista com 7% de desconto, no valor de R$ 9.597,60.

Prof. Dr. Thiago Gomes de Almeida

Contato: mbaempreendedorismo@ufjf.br