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MBA em Gestão Estratégica de Serviços

Objetivo do curso

Os serviços ocupam lugar de destaque em todas as economias desenvolvidas e em desenvolvimento, incluindo o Brasil. É responsável pela maior parte da riqueza produzida por esses países e oferece o maior número de postos de trabalho. Adicionalmente, muitos negócios tradicionais têm nos serviços agregados aos produtos suas principais fontes de vantagem competitiva. Por decorrência, trata-se de ambiente de negócios passível de constante modificação competitiva, tecnológica e institucional, o que apresenta um quadro permanente de exigências de inovação, qualidade e produtividade. Um dos fatores centrais para tanto é o desenvolvimento de capacidades gerenciais correspondentes às especificidades da gestão de serviços, sobretudo em seu aspecto estratégico que envolve conhecimento de um conjunto dos fatores que afetam a vida dos negócios dessa indústria e de indústrias correlatas, levando-se também em conta as tecnologias específicas de gerenciamento de suas rotinas essenciais em termos de desempenho de operações à mercê de custos e de exigências de qualidade e melhoramento constante dos processos. Tendo em vista tais elementos, o MBA em Gestão Estratégica de Serviços abarca tanto os aspectos de conjunto quanto as operações específicas que decorrem da natureza particular dos serviços, objetivando fornecer oportunidade de desenvolvimento das capacidades gerenciais atreladas a essa importante indústria sobretudo. Assim, o objetivo geral do curso é desenvolver as capacidades gerenciais correspondentes às especificidades da indústria de serviços, conectando seus aspectos de conjunto às operações essenciais.

Público-alvo

O público alvo principal é formado por interessados com graduação em qualquer área do conhecimento e que pretendem desenvolver ou aprofundar conhecimentos e capacidades tangentes à gestão estratégica de serviços. Uma vez que a indústria dos serviços ocupa lugar de destaque nas economias nacionais, o desenvolvimento e aprofundamento das capacidades gerenciais desse setor é primordial para gerentes, empresários, profissionais liberais e demais agentes que pretendem atuar ou atuam no setor terciário em geral ou em negócios em que os serviços agregados funcionam como diferenciais competitivos.

Mercado de trabalho

Uma vez que o curso de Gestão Estratégica de Serviços busca desenvolver as capacidades gerenciais correspondentes sobretudo às especificidades da indústria de serviços, conectando seus aspectos de conjunto às operações essenciais, o mercado de trabalho é bastante amplo considerando a heterogeneidade das oportunidades do setor terciário. Negócios como transporte, varejo, saúde, cuidados pessoais, educação, entretenimento, consultorias variadas, serviços financeiros entre muitos outros figuram como possibilidades de inserção e desenvolvimento profissional. O mercado de trabalho é ainda mais abrangente se forem consideradas as oportunidades existentes nos negócios tradicionais nos quais os serviços agregados aos produtos são a principal fonte de vantagem competitiva, como indústrias ligadas ao business-to-business.

Dia e horário das aulas

As aulas serão ministradas nos sábados, das 8h às 17h30, com intervalo de 1h30 para almoço. Haverá aulas presenciais de março a dezembro de 2023, todos os sábados, exceto os próximos a feriados. De março a abril de 2024, serão ofertadas as disciplinas online que compõe o currículo, sendo promovidos encontros virtuais também aos sábados, nos mesmos horários.

Carga horária

360 horas aula

Investimento

Para turma 2023, pela prestação do Curso o inscrito pagará a importância de R$ 9.840,00, que pode ser pago em 16 parcelas de R$ 615,00 ou à vista com 7% de desconto, no valor de R$ 9.151,20.

Coordenação

Prof.ª Dr.ª Renata de Almeida Bicalho Pinto

 

Grade do Curso
Disciplina CH
Natureza dos serviços e estruturação dos seus mercados 20
Ambiente macroeconômico 10
Gestão estratégica 20
Análise competitiva aplicada à indústria de serviços 20
Gestão de indicadores 20
Desenvolvimento gerencial 20
Liderança e gestão de equipes 20
Gestão de custos em serviços 20
Precificação em serviços 20
Gerenciamento de operações de serviços 20
Qualidade e melhoria de processos de serviços 20
Tecnologias essenciais em serviços 20
Marketing de serviços 20
Marketing digital em serviços 20
Gestão de pessoas 20
Jogo de empresa 20
Casos em indústrias de serviços específicos I 10
Casos em indústrias de serviços específicos II 10
Casos em indústrias de serviços específicos III 10
Casos em indústrias de serviços específicos IV 10
Casos em indústrias de serviços específicos V 10