Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Artística – PIBIART
O PIBIART foi criado há cerca de 20 anos especialmente para o desenvolvimento de projetos de cunho artístico-cultural. O diferencial dessas bolsas reside no fato de que os projetos artísticos são propostos pelos estudantes, que indicam um orientador, que aceitou previamente esta responsabilidade.
Fonte: Pró Reitoria de Cultura UFJF
Em andamento
Memória, oralidade e patrimônio de Guarará
SÍNTESE: O objetivo do projeto é a realização de um Filme Etnográfico, com duração aproximada de 20 minutos, que surge como um desdobramento do Projeto de Mapeamento Arqueológico e Cultural da Zona da Mata mineira, executado pela equipe do Museu de Arqueologia e Etnologia Americana (MAEA) e em parceria com o Laboratório de Antropologia Audiovisual (LAVIDOC), ambos pertencentes a UFJF. A proposta se funda na captação por meio de vídeos e fotos das etapas desenvolvidas com o corpo social presente no município de Guarará, afim de auxiliar na preservação e divulgação do trabalho realizado com as comunidades.
Bolsista: Moema Corrêa Storani
Voluntária: Stephany Silva Chanca
Orientadores: Carlos Francisco Perez Reyna e Luciane Monteiro Oliveira
_____________________________________________________________________________________________
Finalizados
Os narradores e as narrativas dentro dos retratos familiares: análise de 3 gerações femininas na zona da mata mineira
SÍNTESE: O projeto apresentado é um desdobramento das atividades no LAVIDOC (UFJF) – Laboratório de Antropologia Visual e Documentário em que o discente participa como membro da equipe de pesquisa. É uma proposta para a área das Artes, onde tem como principal ferramenta de trabalho, a fotografia e suas potencialidades nas Ciências Humanas. Nesse sentido, nos interessa a construção da memória e a representação da família ao longo de três gerações. De maneira objetiva, o tema investigado se baseia nos registros fotográficos familiares ao longo de três gerações, para saber quais são as narrativas entre os fotógrafos/narradores, seu papel social dentro do núcleo familiar e a concepção de família.
Bolsista: Julia Manaia Lardo Bioni
Orientador: Carlos Francisco Perez Reyna
Memórias Urbanas
SÍNTESE: O projeto Memórias Urbanas, busca através da pesquisa e produção artística e antropológica, a preservação, promoção e difusão do patrimônio material e imaterial ainda existente no comércio tradicional do centro histórico de Juiz de Fora. Com vista à publicação de seu terceiro livro, a presente edição participante do PIBIART (2020-21) que conta com a participação da artista em formação, pesquisadora e integrante do LAVIDOC Julia Ciampi, propõe-se a investigar dois outros importantes setores da cidade: Bares e Hotéis.
Bolsista: Julia Ciampi