CARLOS P. REYNA
Professor Associado III no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCSo) da Universidade Federal de Juiz de Fora na linha de pesquisa “Cultura, Produções Simbólicas e Processos Sociais”. Professor do Bacharelado em Cinema e Audiovisual do Instituto de Artes e Design (IAD). É coordenador do Laboratório de Antropologia Visual e Documentário (LAVIDOC) financiado pela FAPEMIG. Colaborador do Museu de Arqueologia e Etnologia Americana (MAEA) da UFJF. Do ponto de vista das Ciências Sociais, tem experiência na área de Antropologia em temas ligados à Etnologia, Antropologia Cultural, Antropologia Social e Ritualidade. Na área de Sociologia a temas vinculados à Religiosidade, Formas de Sociabilidade, Memória, História Oral e Sociologia Urbana e Mídias. Em ambos territórios utiliza o cinema e a fotografia como ferramenta e objeto de pesquisa, também chamada Antropologia Visual. Como o apoio inicial da PAPEMIG, realizou vários filmes documentários resultados de suas pesquisas acadêmicas. entre eles: O Exú no Reino de Ogum (2013), Cortina de Bambú (2014), Zé Carreiro, a Padroeira e o Congado (2018).
creynna@gmail.com | Curriculum Lattes
____________________________________________________________________________________________________
Docentes
HEBE MATTOS
Professora Titular Livre da Universidade Federal de Juiz de Fora e pesquisadora 1 A do CNPq, possui graduação (1980), mestrado (1985) e doutorado (1993) em História pela Universidade Federal Fluminense, com Pós-Doutorado na University of Maryland at College Park (1997) , na UNICAMP (2001) e na Sorbonne – Paris IV (2008). É Professora titular aposentada da Universidade Federal Fluminense, onde continua como credenciada no Programa de Pós-Graduação em História. Foi Professora Visitante na Columbia University (Ruth Cardoso Chair, Fulbright/CAPES, 2013/2014), na Universidade Federal de Pernambuco (CNPq, 2013), na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (2004) e na University of Michigan (1996). Coordenadora associada do Laboratório de História Oral e Imagem – rede de pesquisa (LABHOI UFF/UFJF), é autora dos livros Ao Sul da História (1987); Das Cores do Silêncio (1995); Memórias do Cativeiro (2005) e co-diretora dos vídeos-documentários Memórias do Cativeiro (2005); Jongos, Calangos e Folias (2007); Versos e Cacetes (2009) e Passados Presentes (2011). É também coordenadora do banco de dados e das exposições do Projeto Passados Presentes. Memória da Escravidão no Brasil www.passadospresentes.com.br, (2015) bem como dos aplicativos de turismo de memória para tablet e celular Pequena África; Quilombo do Bracuí, Quilombo São José e Jongo de Pinheiral (2017). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: escravidão, abolição, memória, vídeo-história e história oral.
FERNANDA DO NASCIMENTO THOMAZ
Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (2006), mestrado e doutorado em História Social pela Universidade Federal Fluminense (2008 e 2012). Tem experiência na área de História da África e realiza pesquisas sobre História de Moçambique, com ênfase nos seguintes temas: colonialismo, identidade, justiça, raça e gênero. Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde coordena o Grupo de pesquisa Afrikas e curso de Pós-graduação Lato Sensu em História da África – Pós Afrikas.
fefathomaz@yahoo.com.br | Curriculum Lattes
ELIZABETH DE PAULA PISSOLATO
Etnóloga, docente e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Departamento de Ciências Sociais da UFJF, doutora (2006) e mestre (1996) em antropologia social pelo Museu Nacional da UFRJ e participante do grupo de pesquisa Cultura, Produções Simbólicas e Processos Sociais (UFJF). Ao longo do período 2009/2010 participou também do Centre Enseignement et Recherche en Ethnologie Amérindienne/EREA/CNRS e do Laboratoire de Éthnologie et Sociologie Comparative (LESC/Université Paris X) em Paris, França. Atualmente, faz parte do Laboratório de Antropologia Visual e Documentário e Realiza pesquisas com os Guarani Mbya. Tem interesse em temas diversos no campo da etnologia indígena, como parentesco, ritual, xamanismo e transformações indígenas, e em Teorias Antropológicas, com especial atenção aos debates contemporâneos sobre corpo, emoções, natureza e cultura.
VALÉRIA DE FARIA CRISTOFARO
Professora Associada III do Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Trabalha com ensino e pesquisa nas áreas de imagem digital, cultura visual, fotografia, memória e patrimônio nos cursos Artes Visuais e Licenciatura em Arte Visuais (IAD/UFJF). Cursou Doutorado em Artes Visuais (concentração em Arte e Cultura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestrado em Artes Visuais (concentração em Tecnologias da Imagem) pela Universidade de Brasília (UnB), Graduação em Educação Artística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e em Artes Industriais pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora – CES. Participante do Laboratório de Antropologia Visual e Documentário (LAVIDOC-UFJF) desde 2014.
MARINA BERTHET
Doutorado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (2006) ; DEA em ciências sociais pela EHESS (Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Marseille, 1999) com equivalência obtida em Mestrado em ciências sociais (USP, São Paulo). Graduação em antropologia – Universidade Lyon II Bron, França (1996-1997) com equivalência em graduação em Ciências sociais (IFCS- UFRJ, Rio de Janeiro). Outras graduações: – FLE I (Francês como língua estrangeira) Universidade Stendhal, Grenoble III – França (2005). Certificado Internacional de Estudos em Economia e Desenvolvimento no Instituto 3A (África, América Latina, Asia) Lyon, França (1995). Professora adjunta II da UFJF em História da África. Possui experiência em antropologia e história. Temas, áreas de pesquisa e interesse: São Tomé e Príncipe e Cabo Verde (sócio antropologia e história, migrações, projetos de desenvolvimento, memória e canções do trabalho forçado, história política); Benim história e interdisciplinaridade (arte e história, artesões, memórias e história, história política), África do Índico e as ilhas (história comparada com as ilhas do Atlântico).
marina.berthet@ufjf.edu.br | Curriculum Lattes
DANIEL ALBERGARIA SILVA
Doutor em Ciências Sociais pelo PPGCSO/UFJF, bolsista Fapemig. Bolsista no Programa de Doutorado Sanduiche no Exterior (CAPEs/PDSE / 2013-2014) na École Pratique des Hautes Études (EPHE), Sorbonne. Tese “Festas de Guardas, Ternos e Nações: a Coroação de Reis Congos e a devoção a Nossa Senhora do Rosário”. Mestre em Ciências Sociais pelo PPGCSO/UFJF. Dissertação “O Ritual da Congada e o ‘estar no rosário’.Um estudo etnográfico acerca da festa e das mediações em São João del Rei”. Pesquisa etnográfica realizada junto aos grupos de congado no Campo das Vertentes, Minas Gerais. Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2006). Docente na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade de Barbacena (2016-2018), onde desenvolveu, junto ao corpo discente, pesquisa em etnografia urbana de festas dos congados/reinados em cidades da mesorregião do Campo das Vertentes. Atua nas áreas de antropologia, etnografia, religiosidades de matriz africana, antropologia dos rituais, urbana e visual, além de sociologia e antropologia da educação. Dedica-se ao estudo dos mitos e dos ritos do que se chama por cultura popular e manifestações de matriz africana no Brasil. Nomes em citação. ALBERGARIA, D. ; SILVA, D.A. ; SILVA, Daniel Albergaria
nielalbergaria@hotmail.com | Curriculum Lattes
MARGARETE CHAVES
Doutora em Ciências Sociais (UFJF, 2015), pesquisadora do Laboratório de Antropologia e Documentário (LAVIDOC-UFJF). Mestre em Psicologia (UFSJ, 2010). Graduada em Psicologia, foi professora substituta na UFSJ (2016) e professora adjunta na UNIPAC (Barbacena, 2008-2018). Atualmente, trabalha na área de saúde mental, clínica e psicossocial. Pesquisas sobre a infância, socialização, os modos de subjetivação na atualidade, promoção de saúde mental na infância e antropologia do cinema.
____________________________________________________________________________________________________
Pós-graduandos e Pós-graduados
LUCÍLIA DA GLÓRIA ALVES DIAS
Concluiu doutorado (2021) e mestrado (2015) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora. Bacharela e licenciada em Ciências Sociais na mesma instituição. Tem interesse em temas diversos no campo da Antropologia, como Teorias Antropológicas, Etnologia Indígena com ênfase em Transformações Indígenas, antropologia da infância e da educação, antropologia das emoções, e em debates contemporâneos em torno das noções de natureza e cultura. Atualmente é professora substituta de sociologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso – Campus São Vicente.
ANA IDALINA CARVALHO
Bacharela e licenciada em Filosofia (UFJF, 2013), especialista em Filosofia, Cultura e Sociedade (UFJF, 2014), mestra em Ciências Sociais (UFJF, 2017). Atualmente, cursa doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora, onde desenvolve pesquisa no campo da Antropologia Digital sobre a atualização dos dois mundos – online e offline, a partir da interação social nos games mobile do gênero Battle Royale. Atua como pesquisadora no LAVIDOC – Laboratório de Antropologia Visual e Documentários, vinculado à linha de pesquisa “Cultura, processos simbólicos e práticas sociais” do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (UFJF), bolsista FAPEMIG. Tem experiência na área da Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: etnografia em prisões, antropologia digital, etnografia virtual, autoetnografia, cibercultura, antropologia visual, antropologia dos jogos.
idalinadecarvalho@gmail.com | Curriculum Lattes
LÉA CRISTINA PEDREIRA
Doutoranda em Ciências Sociais na UFJF na linha Cultura, Produções Simbólicas e Processos Sociais, está atuando na área de Antropologia Digital com a pesquisa intitulada: Processos de subjetivação e formação social de identidades: um estudo etnográfico sobre jovens usuários do TikTok. Mestre em Ciências Humanas pela UFVJM, pesquisou sobre: O ciberespaço como um ambiente de construção de subjetividades: estudo de caso das mídias digitais da UFVJM. É Jornalista graduada pela PUC de Campinas e atua como jornalista efetiva na UFVJM, em Diamantina, onde foi diretora de Comunicação Social por oito anos e diretora de Cultura por dois anos e meio. Atualmente é membro do Laboratório de Antropologia Visual e Documentário.
fortespedreira@hotmail.com | Curriculum Lattes
SAMIRA PEREIRA
Atualmente, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora. Graduada no Curso de Ciências Sociais do Instituto de Ciências Humanas e Letras – ICHL, da Universidade Federal de Alfenas-MG (2019). Foi bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq (2015-2016) e PROBIC/UNIFAL-MG (2017-2018). Monitora da disciplina de Sociologia I (2016) e também monitora da disciplina de Antropologia I (2018). Integrou a equipe de Gestão do Cursinho Preparatório para o ENEM da UNIFAL-MG (2019). Participa além disso, do Laboratório de Antropologia Visual e Documentário (LAVIDOC), vinculado à Linha de Pesquisa em Cultura, Processos Simbólicos e Práticas Sociais do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais do Instituto de Ciências Humanas e ao Bacharelado em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Juiz de Fora (2020). Tem interesse nos temas: Etnografia digital; Desvios Sociais; Mídias Sociais; Redes Sociais; Comportamento.
samiracsp@outlook.com | Curriculum Lattes
LEONARDO BRUNO BARBOSA
Doutorando em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora, em sua linha de pesquisa “Cultura, Produções Simbólicas e Processos Sociais (Ingresso em 2021). Mestre em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (2013), pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bacharel em Ciências Humanas (2017), com período de intercâmbio acadêmico em Sociologia na Universidad de Salamanca, Espanha (2016-2017), e Licenciado em Ciências Biológicas (2005), ambos pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atua como pesquisador nas áreas de Teoria Antropológica e de Antropologia Visual. Possui experiência profissional nas áreas de gestão de projetos de educomunicação, de produção audiovisuais e socioeducativos. Participou como bolsista de iniciação científica do projeto “Antropologia além do Humano”, no Departamento de Ciências Sociais da UFJF (2017).
JEFFERSON GOMES NOGUEIRA
Doutorando em Ciências Sociais (UFJF/2021), é mestre em Educação pela UFMS (2014) e em História Social das Relações Políticas (UFES/2009). Formado em Ciências Sociais, Pedagogia e História. Tem interesse nos seguintes temas: Antropologia Visual e Web documentários; história do Brasil, com ênfase na cultura afro-brasileira, mas especificamente ao estudo da ancestralidade, história e ensino da Capoeira nos ambientes virtuais. Foi professor substituto na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (2015/2017). Atuou como colaborador externo: Produtor de textos de referência nas áreas de Sociologia, História e Educação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd/UFJF – 2015/2017). Atua no Ensino à Distância da UFJF, nos cursos de Bacharelado em Administração Pública (Professor Tutor) e na Especialização em Gestão Pública (Professor Orientador de TCC). Professor da disciplina Capoeira na rede pública de ensino da cidade de Juiz de Fora – MG, é Pesquisador de Capoeira e idealizador do canal Capoeira Pedagógica Conhecimento e Movimento (youtube/instagram), onde tem um trabalho de divulgação, estudo e pesquisa sobre a Capoeira através de resenhas de obras e reportagens históricas sobre a história da cultura afro brasileira. Pesquisador e escritor sobre capoeira.
DIEGO LUCAS NUNES DE SOUZA
Possui graduação em Letras pelas Faculdades Integradas de Cataguases (2008), especialização em Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2009) e mestrado em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2014). Doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora, sob a orientação do prof. Dr. Carlos Francisco Pérez Reyna. Pesquisa a possibilidade de uma reconfiguração do conceito de Indústria Cultural na dinâmica do game Free Fire e na narrativa audiovisual de seus influenciadores. Pesquisador do LAVIDOC – Laboratório de Antropologia Visual e Documentários, vinculado à Linha de Pesquisa Cultura, Processos Simbólicos e Práticas Sociais, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (UFJF). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.
DANIELLE FRANSCISCO DE OLIVEIRA
Jornalista graduada pela Universidade Federal de Juiz de Fora [2005], com forte atuação no Empreendedorismo Social, em processos de Inovação e Novas Tecnologias em Contextos Escolares e na produção e gestão de Cultura. Mestre em Educação, Comunicação e Cultura em Periferias Urbanas, na linha de pesquisa Educação, Comunicação e Cultura pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro [2012]. Há quase 20 anos atua na produção cultural, há 15 na Educação. Foi consultora em Educação, Empreendedorismo e Cultura na secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro por meio da Incubadora Rio Criativo [2010-2014]. Atuou como assessora de comunicação do Sindicato dos Bancários da Baixada Fluminense por 10 anos. Chefiou a Ascom Faetec da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro [2010-2012]. Docente da Universidade Unigranrio nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda e do MBA em Comunicação Estratégica do Instituto Infnet|RJ [2014-2019]. É docente no MBA em Bens Culturais: Cultura, Economia e Gestão, na Fundação Getulio Vargas | RJ [desde 2018]. Foi gestora do Galpão Bela Maré, no Conjunto de Favelas da Maré, um equipamento cultural do Observatório de Favelas [2018-2019]. Consultora Unesco no âmbito da Rede Cidades Criativas [2019]. Doutoranda em Ciências Sociais na linha de pesquisa Cultura, Produções Simbólicas e Processos Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora com investigação voltada para os processos rituais de mulheres benzedeiras da Baixada Fluminense [2021]. É membro do grupo de pesquisa ComCiMe da Faculdade de Comunicação Social da Universidade Federal de Juiz de Fora. Investiga os campos da Economia Criativa e da Educação Empreendedora em diferentes iniciativas, como Sebrae-Minas, secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Fundação Roberto Marinho, entre outros.
____________________________________________________________________________________________________
Graduandos
JULIA BIONI
Possui graduação em Interdisciplinar em Artes e Design pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2019). Atualmente é participa como bolsista (TP) do Laboratório de Antropologia Visual e Documentário (LAVIDOC) financiado pela FAPEMIG da Universidade Federal de Juiz de Fora. Integrante do coletivo artístico Rumino (2018) . Do ponto de vista da área de Cinema e das Artes Visuais, seus temas e pesquisas transitam nos territórios do Cinema e Ciências Sociais, Documentário, Direção de Fotografia, Fotografia e Antropologia Visual. Buscando temas como memória, feminismo e a utilização da imagem através do cinema, fotografia, muralismo e pintura.
juliabioni@gmail.com | Curriculum Lattes
JÚLIA GAMA
Graduada no curso de Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente, cursa a graduação em Cinema e Audiovisual, também pela Universidade Federal de Juiz de Fora. É bolsista de monitoria da disciplina de Análise Fílmica e integrante do LAVIDOC – Laboratório de Antropologia Visual e Documentário. Suas áreas de interesse incluem estética, documentário, teoria do cinema, análise fílmica, entre outras.
juliadagamafernandes@gmail.com | Curriculum Lattes
STEPHANY SILVA CHANCA
Graduada no curso de Bacharelado em Artes e Design pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2019). Atualmente graduando em Cinema e Audiovisual na mesma instituição. Atua como monitora da disciplina de Análise Fílmica, além de já ter tido experiência em monitoria nas disciplinas de Teoria do Cinema I, Cinema e Ciências Sociais e Produção e Políticas Públicas. Já integrou Projetos de Extensão como o CineClube Movimento e Cinema em Foco, além da contemplação de um projeto de documentário pelo PIBIART da UFJF. Possui experiências nas áreas de Produção Audiovisual, Assistência de Direção e Montagem, além dos temas de pesquisa que transitam entre memória do indivíduo, antropologia visual, documentário, cinema como educação e representação do feminino.
chanca.stephany@gmail.com | Curriculum Lattes
ANANDA DE PAULA RIBEIRO
Bacharel Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade de Juiz de Fora – UFJF (JF), atualmente estudante de Ciências Sociais pela mesma instituição. Foi extensionista no projeto “Narrativas em Corpos: (des)construindo discursos da corporeidade”, onde pesquisou produções literárias e teóricas a partir de uma perspectiva feminista aliada à uma fundamentação metodológica de abordagens fenomenológicas da corporeidade. Hoje faz iniciação científica sobre “Mulheres Indígenas, política e natureza”, tem interesse no movimento de demarcação de terras e telas, bem como o uso do audiovisual como metodologia de pesquisa, o que resultou no seu TCC, “Demarcando Terras e Telas: Mulheres Indígenas em Movimento”, tendo como orientadora a Prof. Drª Elizabeth de Paula Pissolato. Nesse sentido, é integrante do Laboratório de Antropologia Visual e Documentário (LAVIDOC). Além de ter atuado na produção dos curtas-documentários “Cura das moléstias” e “Budismo em Jeans”, sendo esse classificado para festivais de cinema nacionais.
FRANCYNE DA SILVA ELLENA COIMBRA
Graduanda do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas na Universidade Federal de Juiz de Fora. Formada em Cinema e Audiovisual pelo Sesc (2018). Possui experiência em projetos artísticos e sociais, como a Banda Falcões Tambores e o Projeto CinePerifa. No campo do audiovisual, possui habilidades em técnica de som, direção de arte, roteiro, montagem, direção, direção de fotografia e câmera. Também realizou um estágio como diretora criativa no Critt – Centro Regional de Inovação e Transferência.
coimbrafrancyne@gmail.com | Curriculum Lattes