Fechar menu lateral

Rede de Estações INMET

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) possui uma rede de estações meteorológicas espalhadas por todo Brasil. As estações meteorológicas localizadas na UFJF são integrantes dessa rede, que conta com estações do tipo convencionais e automáticas.

De acordo com o site do orgão:
“No Brasil, o INMET administra mais de 400 estações. Possui 10 Distritos Regionais que recebem, processam e enviam estes dados para a Sede, localizada em Brasília-DF. A sede, por sua vez, processa estes dados e os enviam por satélite para todo o mundo. Após esta coleta de dados (precipitação, ventos, umidade relativa do ar, pressão, etc) com o auxílio de supercomputadores faz-se uma simulação, através de modelos numéricos, de como se comportará o tempo num intervalo de 24, 48, 72 e 96h à frente. Porém, só as informações do modelo numérico não são suficientes para a realização da previsão do tempo, contamos também com o auxílio das imagens de satélites para elaborar a Previsão em curto prazo.”

No site do orgão é possível ter acesso a dados em tempo real das estações da rede e os dados passados registrados, além de visualizar os dados espacializados no mapa.

Mapa das Estações do INMET no Brasil

Mapa das Estações do INMET

 

Os dados das condições do tempo no dia e em meses recentes podem ser obtidos  selecionando uma das estações no mapa: https://mapas.inmet.gov.br/

Os dados também podem ser visto tabelados pelo link: https://tempo.inmet.gov.br/TabelaEstacoes/.

Para visualizar os dados clique nas três barras para abrir as opções, em seguida selecione:
o tipo de estação (convencional ou automática), o Estado e o município de instalação da estação.

Os dados históricos do clima de Juiz de Fora e de todas outras estações meteorológicas do Brasil podem ser obtidos em: https://bdmep.inmet.gov.br/

Obs: Os dados estão referenciados no horário UTC, para a hora no fuso de Brasília deve-se subtrair -3h do horário da tabela.