Estação Meteorológica Automática (E.M.A.)
Uma Estação Meteorológica Automática – EMA – é composta de uma unidade de memória central (“data logger”), ligada a vários sensores dos parâmetros meteorológicos (pressão atmosférica, temperatura e umidade relativa do ar, precipitação, radiação solar, direção e velocidade do vento, etc), que integra os valores observados minuto a minuto e automaticamente a cada hora.
Para ter acesso aos dados da EMA Juiz de fora/MG – convênio Departamento Geociências/INMET:
Monitoramento da Estação Meteorológica de Juiz de Fora/MG
Parâmetros meteorológicos:
Temperaturas em ºC:
Temperatura INSTANTÂNEA – temperatura do ar em ºC da hora
Temperatura MÁXIMA – temperatura máxima em º C registrada nos últimos 60 minutos
Temperatura MÍNIMA – temperatura mínima em º C registrada nos últimos 60 minutos
Umidade do ar em %:
Umidade % INSTANTÂNEA – umidade relativa do ar em % registrada da hora
Umidade % MÁXIMA – umidade relativa do ar em % registrada nos últimos 60 minutos
Umidade % MÍNIMA – umidade relativa do ar em % registrada nos últimos 60 minutos
Ponto de Orvalho:
Se refere à temperatura a partir da qual o vapor d’água contido na porção de ar de um determinado local sofre condensação. Quando a temperatura do ar está abaixo do ponto de orvalho, normalmente temos a formação de névoa seca ou neblina.
Pressão Atmosférica (hPa):
É a pressão exercida pela atmosfera num determinado ponto. É a força por unidade de área, exercida pelo ar contra uma superfície. Se a força exercida pelo ar aumenta em um determinado ponto, consequentemente a pressão também aumentará. A pressão atmosférica é medida por meio de um equipamento conhecido como barômetro. Essas diferenças de pressão têm uma origem térmica estando diretamente relacionadas com a radiação solar e os processos de aquecimento das massas de ar. Formam-se a partir de influências naturais, como: continentalidade, maritimidade, latitude, altitude… As unidades utilizadas são: polegada ou milímetros de mercúrio (mmHg), quilopascal (kPa), atmosfera (atm), milibar (bar) e hectopascal (hPa), sendo as três últimas, as mais utilizadas no meio científico.
Vento (m/seg)
Registro da direção(em º), velocidadem/s) e rajada (m/s) de hora em hora;
A velocidade registrada é uma média da velocidade do vento durante aquela hora, a rajada é a velocidade máxima do vento durante aqueles 60 min.
O vento pode ser considerado como o ar em movimento. Resulta do deslocamento de massas de ar, derivado dos efeitos das diferenças de pressão atmosférica entre duas regiões distintas e é influenciado por efeitos locais como a orografia e a rugosidade do solo.
Essas diferenças de pressão têm uma origem térmica, estando diretamente relacionadas à radiação solar e os processos de aquecimento das massas de ar. Formam-se a partir de influências naturais: continentalidade, maritimidade, latitude, altitude e amplitude térmica.
Radiação (em KJm2)
Radiação solar é a designação dada à energia radiante emitida pelo Sol, em particular aquela que é transmitida sob a forma de radiação eletromagnética. Cerca de metade desta energia é emitida como luz visível na parte de frequência mais alta do espectro eletromagnético e o restante na do infravermelho próximo e como radiação ultravioleta. A radiação solar fornece anualmente para a atmosfera terrestre 1,5 x 1018 kWh de energia, a qual, para além de suportar a vasta maioria das cadeias tróficas, sendo assim o verdadeiro sustentáculo da vida na Terra, é a principal responsável pela dinâmica da atmosfera terrestre e pelas características climáticas do planeta.
Chuva (mm)
Registro automático em mm do total de chuva de hora em hora. Lembrando que 1 mm de chuva significa que em cada metro quadrado da superfície precipitou 1 litro de água.
*Os dados disponíveis estão no horário UTC: subtraia 3 horas para o horário local. No caso de horário de verão, subtraia 2 horas.