Fechar menu lateral

Lançamento do livro “CLIMA DE JUIZ DE FORA: 50 ANOS DE DADOS METEOROLÓGICOS”

O livro “Clima de Juiz de Fora: 50 anos de dados meteorológicos” faz um resgate histórico da coleta de dados meteorológicos na cidade de Juiz de Fora, que se iniciou há mais de 100 anos atrás.

Desde 1972, a Estação Climatológica Principal de Juiz de Fora, vem operando no campus da UFJF, o que fornece um histórico de 50 anos de dados e informações meteorológicas. Esse registro sistemático dos dados que  permitiram caracterizar o clima do município e que hoje permitem vislumbrar suas alterações e tendencias futuras.

Cada capitulo do livro traz um histórico e uma análise do comportamento de um elemento meteorológico coletado: Temperatura do ar, insolação, nebulosidade, ventos, umidade relativa e precipitação (chuvas).

O livro traz os dados extremos de tempo do município como a temperatura máxima registrada de 35,4°C no dia 2 e 7 outubro de 2020 e a mínima que foi 3,3°C em 1° de junho de 1979. A maior chuva registrada em Juiz de Fora foi de 125mm em 12 de novembro de 2016.

O livro  é organizado e escrito pelos professores da área de climatologia do curso de Geografia da UFJF, Professora Dra. Cássia de Castro Martins Ferreira e Professor Dr. Fabio de Oliveira Sanches e pelos ex-alunos de graduação e pós-graduação em Geografia da UFJF: Camila de Moraes Gomes Tavares, Thiago Alves de Oliveira e Yan Carlos Gomes Vianna.

O livro sobre o clima de Juiz de Fora está disponível gratuitamente para download no site da Editora da UFJF no formato E-book.