XIV SIMPÓSIO BRASILEIRO DE CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA

XIV SBCG

O Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica (SBCG) é um evento da Associação Brasileira de Climatologia (ABClima), de periodicidade bienal e de natureza rotativa, existente desde o ano de 1992. O SBCG tem por objetivo fomentar o debate, a reflexão, a difusão e a construção do saber em torno da climatologia geográfica e de outras áreas correlatas no âmbito da pesquisa, do ensino e da extensão. Já consolidado como o maior fórum nacional da área, o SBCG reuni centenas de professores do ensino superior e básico, pesquisadores, técnicos e estudantes da graduação e da pós-graduação em suas edições.

O tema norteador do XIV SBCG será: Saberes acadêmicos, populares e institucionais em Climatologia: contextos para uma agenda socioambiental. O tema emerge da necessidade de fomentar o debate em torno das diferentes formas/frentes de compreender e de praticar o conhecimento climático. Considerar, de forma transversal, a relação entre os diferentes saberes em climatologia, os quais são materializados nas práticas de distintos agentes sociais, em seus lócus de atuação/de vivência, seja na universidade, na comunidade, na escola ou nas agências de planejamento e gestão, entre outros espaços, é uma possibilidade de estabelecer um sistema de referências para melhor compreender a complexidade e a problemática socioambiental presente no território brasileiro. A transversalidade no tocante ao conhecimento climático, em especial no âmbito da climatologia geográfica brasileira, é uma pauta iminente para a construção de uma agenda socioambiental que demanda socialização/integração de diferentes contextos de conhecimento e de práticas.

Com a permanência da crise epidemiológica  do Coronavírus (Covid19) essa edição do SBCG será inteiramente no formato online via plataformas digitais, Informamos também, que a data de realização do XIV SBCG será mantida, ou seja, entre os dias 10 a 14 de agosto de 2021.

Participação dos professores do LABCAA no evento:

Professor Fábio participará como moderador da mesa redonda no dia 11 de agosto de 2021 (Quarta – feira) às 19h30 – Mesa redonda 3: Mudança, variabilidade e ritmo climático: estudos sobre eventos climáticos extremos. Os outros participantes são:

– Profa. Dra. Camila Bertoletti Carpenedo (UFPR)

– Prof. Dr. João Afonso Zavattini (UNESP/Rio Claro e UFSC)

– Profa. Dra. Rebecca Luna Lucena (UFRN)

A participação do professor Fábio está disponível no youtube: SBCG: Sessão de Homenagem II & Mesa redonda 3

Professora Cássia participará da mesa redonda no dia 13 de agosto de 2021 (Sexta – feira)  às 15h30 – Mesa redonda 6: Métodos, técnicas e tecnologias aplicadas à climatologia. Os outros participantes são:

– Prof. Dr. João Paulo Assis Gobo (UNIR)

– Profa. Dra. Magna Soelma Beserra de Moura (EMBRAPA Semiárido)

– Moderadora: Profa. Dra. Margarete Cristiane de Costa Trindade Amorim (UNESP/Presidente Prudente)

A fala da professora Cássia está disponível no youtube: SBCG: Sessão Especial IV (21 anos ABClima) & Mesa redonda 6

Para mais informações sobre o evento visitar o site: https://www.xivsbcg.com/